Cozinhe 200gr de batatas (ou 02 batatas grandes). Apenas lave as batatas e as corte em quatro partes antes de cozinhar (não é necessário descascar - as cascas ficarão retidas no espremedor, ou, você pode descascá-las depois de cozidas). Passe as batatas pelo espremedor enquanto ainda estiverem quentes. Dissolva 3 tabletes de fermento biológico fresco (ou 2 envelopes de fermento biológico seco, segundo o site da Fleischmann ) em 1/2 copo de leite morno. Acrescente, ao purê de batatas, 1 colher de sopa de manteiga e misture para que derreta. Bata ligeiramente 1 ovo inteiro e 1 gema e junte às batatas com 1/2 colher de chá de sal, o fermento bem dissolvido no leite, 1 colher de sopa bem cheia de creme de leite, 1 e 1/2 colher de sopa de açúcar e misture. Acrescente 400gr de farinha de trigo, ou até a massa soltar das mãos. Essa massa é fofa e leve (não coloque farinha de mais). Sove bem a massa. Enfarinhe uma superfície lisa, limpa e seca (como uma bancada de granito, por exemplo) e abra a massa com um rolo.
Corte em círculos, com um cortador, recheie cada pãozinho com o recheio de sua preferência e feche a massa formando uma bola. Se preferir (eu prefiro), em vez de abrir a massa toda com um rolo, faça bolinhas (de tamanhos iguais), abra cada uma em sua mão, recheie e feche. Hoje, eu recheei os pãezinhos com 2 bandejas de mussarela fatiada e 1 bandeja de peito de peru fatiado (fiz alguns mistos e outros só de queijo). Basta colocar as fatias uma em cima da outra, cortar ao meio e fazer rolinhos. Coloque em uma forma untada e enfarinhada e deixe crescer por meia hora em um local sem corrente de a. Ligue o forno em temperatura média antes de terminar o tempo de crescimento da massa. Pincele os pãezinhos com 01 gema e um pouco de água e leve-os ao forno por aproximadamente 25 minutos, ou até que estejam bem dourados. Fica mais gostoso se servido quente. A quantidade de pãezinhos vai depender do tamanho que você os fizer ou do recheio que você colocar. Os meus deram 14 pãezinhos recheados, que ocuparam 3 formas de 30cm de diâmetro.
Dicas:
1 - as claras (das duas gemas usadas na receita) podem ser congeladas para serem utilizadas em outra receita depois. Você pode ir anotando no potinho quantas claras tem, ou pode pesar as claras quando quiser usá-las (cada clara tem entre 30g e 35g). Para utilizá-las basta tirá-las do congelador até que cheguem à temperatura ambiente. Você pode acrescentar novas claras ao potinho no congelador, mas ATENÇÃO: depois de descongelar as claras, não poderá congelá-las novamente. Pudim de claras, ovos nevados, bolo branco (ou bolo de claras) são algumas recitas nas quais podemos utilizar as claras guardadas.
2 - Os recheios podem variar infinitamente. A receita da minha mãe era originalmente com pedaços de queijo. Mas você pode colocar creme de queijo com presunto; frango desfiado; linguiças; calabresa com queijo, azeitonas, cebolas e orégano (fica com ar de pizza portuguesa). Também pode fazê-lo sem recheio e comê-lo bem quentinho com manteiga ou requeijão. Enfim, você pode colocar o recheio que você mais gostar. Apenas evite ingredientes que soltem muito líquido (como tomates frescos, por exemplo).
3 - Se você quiser fazer mais de um sabor, você pode colocar alguma marca nos pãezinhos para saber qual é qual. Eu por exemplo, coloquei nos de queijo um pouco de queijo ralado por cima, e nos de presunto e queijo coloquei um pouco de orégano.
E assim foi, a Bertha (integrante da Cozinha), preparou os pães de batata, essa receita foi tirada do caderninho de receitas da avó da Bertha...de 1930 mais ou menos e acrescida das modernidades dos dias atuais.
Meninas adorei a receita, obrigada por me permitir compartilhar
Para conhecer a Cozinha, acesse: www.cozinhadosvurdons.blogspot.com
Beijos
E estaremos sempre por aqui, nas festas, nas rezas e nas conversas que dismistificam tanta coisa sobre essa etnia tão bela.
ResponderExcluirbjs das 5