domingo, 25 de setembro de 2011

Jabuticaba, frutas da vida

O jardim já está florido! A primavera chegou cedo, e com as flores vieram as frutas. Nosso jardim é assim, cheio de flores, orquídeas, violetas, rosas, pés de frutas e outras mais. Sempre sonhamos com as frutas da jaboticabeira, minha avó conversava com ela todos os dias, e nada... E agora, após sua partida ele se encheu de frutas... Coisas da vida? Frutas da vida...
Cresceram lindas e doces, um sabor dos deuses... Até os passarinhos aproveitaram...A jaboticabeira é uma árvore frutífera brasileira, nativa da Mata Atlântica. Os são frutos pequenos, muito parecidos com as uvas. Possuem a casca negra e polpa branca aderida à única semente, crescem no tronco e ramos. Geralmente é cultivada em pomares domésticos, e no meio da cidade de pedra, temos ela aqui em casa, junto de nós. Floresce duas vezes por ano. A árvore, pode ir até 15 m de altura, a nossa tem uns 6m, tem tronco claro, liso, e folhas simples.
A jabuticaba é utilizada para vários fins, tanto culinários, como medicinais. Entre estes é mencionada a decocção da casca, como remédio para a asma. Por sua semelhança à uva, muitos produtos, como o vinho, suco, geléia, licor e vinagre podem ser feitos com a jabuticaba.
Ela também pode ser usada misticamente, nos banhos de limpeza e purificação. Os banhos devem ser tomados para energizar a alma e nos fortalecer diante das lutas. O chá da entrecasca auxilia na cura da asma.


Todas as coisas simples da vida devem ser vividas como uma mágica, um momento único que será guardando para sempre no coração.

Beijos e um lindo domingo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Flores de Lis... prá você!