De Fadas, Feiticeiras, Ciganas é o sangue que me nutre...

De Fadas, Feiticeiras, Ciganas é o sangue que me nutre...

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Vídeo: Gipsy Kings - Djobi Djoba

Para entrar no ritmo do show que acontecerá em 28/03... Gipsy Kings! Com seu clássiso Djobi Djoba! Cada dia que yo te quiero mas...




Já comprei meu ingresso! Não percam! Oportunidade rara...

Beijos!!!
Share |

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A Dança Cigana como Terapia



Há alguns anos atrás, fui convidada a participar de aulas de dança cigana... E embora eu já adorasse esse mundo cigano, achei a idéia inusitada, negada a princípio, mas passei dias pensando... quando decidi, vou fazer!

Sempre fui muito séria, fechada no meu mundo, e confesso que a dança me abriu caminhos, me trouxe o sorriso que há muito tempo ficou guardado. A dança cigana foi o primeiro passo para transformar minha vida. Foi um ano de dança que aprendi muito sobre esse povo e sobre a vida.

Foi como uma terapia, naquele instantes de aula, eu simplesmente dançava e permitia que minha alma viajasse para outros tempos, outros mundos.

Foi a partir daí que meus interesses pela cultura cigana se afloraram... E hoje sou uma pessoa melhor e muito mais feliz.

A dança cigana é assim, uma terapia. Faz bem para alma, para o corpo, e para o coração. São momentos de descontração que refletem por toda uma vida.

Aproveite, dance, solte-se!
Share |

domingo, 29 de janeiro de 2012

Recomeçar



Nao importa onde você parou... Em que momento da vida você cansou... O que importa é que sempre e possível e necessário "Recomeçar".
Recomeçar e dar uma nova chance a si mesmo... renovar as esperanças na vida e o mais importante... Acreditar em você de novo.
Sofreu muito nesse período? Foi aprendizado...
Chorou muito? Foi limpeza da alma...
Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las um dia...
Sentiu-se só por diversas vezes? E por que fechaste a porta até para os anjos...
Acreditou que tudo estava perdido? Era o início da tua melhora...
Pois... Agora é hora de reiniciar... De pensar na luz... De encontrar prazer nas coisas simples de novo.
Um novo curso... Ou aquele velho desejo de aprender a pintar... Desenhar... Dominar o computador... Ou qualquer outra coisa...
Olha quanto desafio... Quanta coisa nova nesse mundo de meu Deus te esperando.
Tá se sentindo sozinho? Besteira... Tem tanta gente que voce afastou com o seu "período de isolamento"... Tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu para "chegar" perto de você.
Quando nos trancamos na tristeza... Nem nós mesmos nos suportamos... Ficamos horríveis... O mal humor vai comendo nosso fígado... Até a boca fica amarga.
Recomeçar... Hoje um bom dia para começar novos desafios.
Onde você quer chegar? Ir alto... Sonhe alto... Queira o melhor do melhor... Queira coisas boas para a vida... Pensando assim trazemos pra nos aquilo que desejamos... Se pensamos pequeno... Coisas pequenas teremos... Já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo melhor... O melhor vai se instalar na nossa vida.
E é hoje o dia da faxina mental... Joga fora tudo que te prende ao passado... Ao mundinho de coisas tristes... Fotos... Peças de roupa, papel de bala... Ingressos de cinema, bilhetes de viagens... E toda aquela tranqueira que guardamos quando nos julgamos apaixonados... Jogue tudo fora... Mas principalmente.... Esvazie seu coração... Fique pronto para a vida... Para um novo amor...
Lembre-se, somos apaixonáveis... Somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes...
Afinal de contas...

Nos somos o "Amor"...

(Texto de: Paulo Roberto Gaefke)


Repito: Somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes...
Share |

sábado, 28 de janeiro de 2012

Artes Plásticas: Mosaicos de Zeugma

O historiador Plínio relata que Alexandre, o Grande, foi o primeiro a construir uma ponte unindo as margens do rio Eufrates na região de Belkis, próxima a Gaziantep, no Sul da Turquia. Eram duas cidades, Seleucia e Apamea, em margens opostas do rio. A travessia no ponto mais favorável era chamada Zeugma, que tornou-se o nome da região a partir do séc.I.



A garota cigana. Mosaico, Gaziantep.

Este mosaico tornou-se o símbolo de Zeugma. Dizem que pelo mistério que a jovem traz no olhar. Mas pesquisas apontam que essa seria a fisionomia da deusa da Terra, Gaia.



(Fonte:www.diretoriodearte.com)

Lindíssimo! Uma preciosidade!
Share |

domingo, 22 de janeiro de 2012

Museu Cigano Brasil - Itinerante

Hoje vou apresentar o Museu Cigano Itinerante, denominado Museu Cigano Brasil, isso mesmo, um Museu que tem suas peças expostas em pontos diferente de tempos em tempos.

É uma criação de Albino Granado com a Associação Cultural Ananke - Associação que preserva e resgata a cultura cigana, desenvolvendo um projeto de inclusão social do povo cigano.
O Museu Itinerante surgiu da dissolvição da parceria do Museu Cigano de Santo André, pois os ideais não eram compativeis entre os fundadores. Com isso foi criado o Museu Itinerante.

E para felicidade de todos nós está firme e forte, contando, hoje, com mais de 80 peças.

Eu já havia recebido algumas perguntas sobre esse Museu, como local de exposição, datas, etc. No entanto, o Museu está de férias! E após o carnaval, ele volta com a programação e outras novidades... Aguardem! Enquanto isso, algumas peças do Museu:


(Fotos de Albino Granado)

Para mais informações sobre o Museu, conheça o blog: http://www.albinogranado.com.br/ananke.html

Share |

sábado, 14 de janeiro de 2012

Decepção?



As pessoas nos decepcionam, mas também as decepcionamos, pois somos todos cheios de falhas, mas devemos perdoar sempre pq também queremos o perdão pra nós.


(Arlete Santos)
Share |

domingo, 8 de janeiro de 2012

A vida me ensinou



A vida me ensinou…
A dizer adeus às pessoas que amo,
Sem tirá-las do meu coração;
Sorrir às pessoas que não gostam de mim,
Para mostrá-las que sou diferente do que elas pensam;
... Fazer de conta que tudo está bem quando isso não é verdade,
Para que eu possa acreditar que tudo vai mudar;
Calar-me para ouvir;
Aprender com meus erros.
Afinal eu posso ser sempre melhor.
A lutar contra as injustiças;
Sorrir quando o que mais desejo é gritar todas as minhas dores para o mundo,
A ser forte quando os que amo estão com problemas;
Ser carinhosa com todos que precisam do meu carinho;
Ouvir a todos que só precisam desabafar;
Amar aos que me machucam ou querem fazer de mim depósito de suas frustrações e desafetos;
Perdoar incondicionalmente,
Pois já precisei desse perdão;
Amar incondicionalmente,
Pois também preciso desse amor;
A alegrar a quem precisa;
A pedir perdão;
A sonhar acordada;
A acordar para a realidade (sempre que fosse necessário);
A aproveitar cada instante de felicidade;
A chorar de saudade sem vergonha de demonstrar;
Me ensinou a ter olhos para “ver e ouvir estrelas”,

embora nem sempre consiga entendê-las;
A ver o encanto do pôr-do-sol;
A sentir a dor do adeus e do que se acaba, sempre lutando para preservar tudo o que é importante para a felicidade do meu ser;
A abrir minhas janelas para o amor;
A não temer o futuro;
Me ensinou e está me ensinando a aproveitar o presente, como um presente que da vida recebi, e usá-lo como um diamante que eu mesma tenha que lapidar, lhe dando forma da maneira que eu escolher.


(Autor desconhecido)
Share |

sábado, 7 de janeiro de 2012

Na carroça: Cozinha dos Vúrdons

Hoje começo com um daqueles posts cheios de novidades! Vou falar de outros blogs sobre.... ciganos...claro!!! Irei chamá-lo de "Na carroça". Navego muito pela net... e vejo coisas lindas por aí... mas tb já vi muita coisa ruim (sejamos sinceros). Vou divulgar aqui alguns que considero essenciais para quem quer conhecer e aprender mais sobre essa cultura tão rica e cheia de magia.


BLOG: COZINHA DOS VÚRDONS



VURDÓN - em romanês ou romani, significa "CARROÇÃO" - meio de transporte e a casa de muitos ciganos nomades.
Esse blog é dedicado as inúmeras receitas pesquisadas, algumas guardadas e outras alteradas pelo ir e vir das estradas. A comida servida nos vurdóns é sempre rica, festiva e muito salutar. Feita para alimentar e sobreviver, dar força ao corpo e alegria a alma, os pratos são recheados de receitas simples que ganharam sofisticação ao longo do tempo.
Muitos se lembram das riquezas de campos e países, mais também da escassez do inverno e da guerra. Das caravanas do interior de São Paulo, Minas e Goiás, as estradas e campos da França, Rússia, Polónia, enfim, do mundo.


A Cozinha dos Vúrdons traz receitas mágicas da cultura cigana, com algumas adaptações, afinal são receitas que correm pelas estradas há muitos anos. É uma mistura de almoço e lanches com bate papo super descontraído, onde aprendemos mais e mais sobre os ciganos do mundo. Ahh e não podia deixar de dizer, o Blog ainda mostra artes relacionadas aos ciganos, tudo muito lindo de viver! Vale a pena conferir.
No final de 2011, em uma das mensagens de boas festas, a "Rainha" da Cozinha fez uma postagem de se emocionar. Melhor ainda quando me deparei com um trechinho dedicado a mim! Ahhhhh bom demais! Perfeito com meu momento. e por isso quero deixar aqui, registrado para sempre:


"Andrea, Experimente, mude, corte os cabelos ou faça penteados neles. Ame. Ame muito, mesmo que seja a pessoa “errada’. Não corra o risco de envelhecer dizendo "ah, se eu tivesse feito...se tivesse vivido pelo ao menos um grande amor. Tenha uma vida rica de vida! Viva romances dignos de cinema e contos de fada, isso é amar."


Dias antes, havia mudado os cabelos... ahhhh e amar... estou amando... muito! Um romance digno de cinema com um toque especial de contos de fada...


Espero que gostem! Passem lá para conhecer e depois me contem se gostaram...
Para conhecer, clique: www.cozinhadosvurdons.blogspot.com


Beijos!
Share |

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Gipsy Kings no Brasil!

Amantes do Gipsy Kings, finalmente um show no Brasil! Esperei anos por isso!



Gipsy Kings vem ao Brasil para dois shows no mês de março.
O grupo francês Gipsy Kings vai se apresentar no Brasil no mês da março. O septeto toca no Rio de Janeiro (Citibank Hall) no dia 27 e em São Paulo (Credicard Hall) no dia 28.

Formado por músicos ciganos das famílias Reyes e Baliardo, o Gipsy Kings mistura música pop e rumba flamenca e estourou nos anos 80 com os hits "Bamboleo" e "Volare". "Pasajero", de 2006, é o disco mais recente da banda.

Clientes dos cartões Credicard, Citibank e Diners poderão comprar os ingressos em pré-venda entre os dias 9 e 15 de janeiro. A venda dos bilhetes para o restante do público acontece a partir do dia 16. O preço dos ingressos e mais informações sobre as apresentações serão divulgadas em breve.


(Fonte:www.g1.globo.com)

Vamos?????
Share |

domingo, 1 de janeiro de 2012

Flores de Lis também é retrô!



Feliz ano novo a todos! de novo... rs...

Retrô sim, adorooooooooo!

Começo o ano com uma série de idéias aqui para o blog. Teremos a continuação da divulgação dos eventos ciganos pelo mundo (quem souber de alguma festa e quiser divulgar, me avise, é de graça!); além disso, irei divulgar também espaços místicos que façam algum tipo de trabalho com a cultura cigana (se conhecerem ou tiverem um espaço dentro desse critério, podem me indicar também); teremos novas seções de postagens com entrevistas com pessoas ligadas ao mundo místico, e quem sabe até com ciganos legítimos (vamos torcer!); Vou divulgar também blogs mísiticos e ciganos, todos aqueles que me acompanham e que eu acompanho por aí... e olha que são muitos, cada um com um foco, mas sempre respeitanto nosso interesse comum. E claroooooo que os temas de postagens atuais, continuam! E para relembrarmos vamos fazer uma pequena retrospectiva entre eles:

Para quem não sabe, aqui na coluna ao lado, temos a coluna dos "Segredos guardados", possível encontrar os posts pelo tema e data, e logo abaixo temos a coluna "Dentro do Baú", com todos os temas principais já postados aqui no blog.


Então... abram os caminhos, soltem a música e vamos lá: "Banhos, baralho ciganos, frases, mensagens, dicas de magia, cultura, dança, vídeos, livros, perfumes, poesias.... e por aí vai...."

Um ótimo passeio a todos!

Beijos!
Share |