quarta-feira, 21 de maio de 2014

Especial 4 - Semana Sta Sara Kali: A festa já começou...

A maior festa cigana do mundo acontece nos dias 24 e 25 de março, em Saintes Marie de La Mer, na França, onde ciganos de todas as regiões se reunem em peregrinação a Santa. 

Durante essa semana, já começam a chegar as caravanas. O encontro é em Saintes Maries de la Mer.

Estas celebrações datam da Idade Média e ainda é a mesma cerimônia, a multidão, as velas nas mãos, cantando e aplaudindo a cada ano Saintes Maries .


24 de maio
Acontece a procissão de Santa Sara até o mar. Antes deste evento, dentro da Igreja, os relicários, descem da capela no meio músicas e aplausos. A estátua de Sara, levada por ciganos ao mar, simboliza a espera e recepção de Santa Maria Jacobe e Maria Salomé. Esta marcha para o mar, em memória da chegada de seu " Santo".

25 de maio
Após a missa solene, pela manhã, o "barco" a bordo, com as estátuas das duas Marias, é transportada para o mar, acompanhadas pela multidão de peregrinos ciganos e não- ciganos , por pastores a cavalo e Arles no traje . Avançam no mar para simbolizar a chegada de Santa Maria Jacobe e Salomé. O bispo junto ao mar, a bordo de um barco de pesca tradicional  abençoa o mar, o país, peregrinos e ciganos. A procissão, em seguida, retorna para a igreja com alegria e aplausos, acompanhados por instrumentos musicais e os sinos do carrilhão. A oração da tarde e fervor popular, tem lugar na cerimônia de igreja a ascensão de relicários.

Segue a programação:

24 e 25 de maio de 2014

Procissão ao Mar Sara 24 
15:30 Cerimônia da Descida de relicários
16.00: Procissão de Santa Sara
10:00: Abertura Missa da Peregrinação
20:30: Orações / vigília 

Procissão de Santa Maria Jacobe e Salomé 25
10:00: Missa Solene de Santa Maria Jacobe e Maria Salomé
11:00: Procissão da praia e Benediction no mar
15.30 Cerimônia do Retorno de relicários


Os locais das perigrinações estão cada vez mais lotados, atraem multidões de fiéis entre ciganos e não ciganos, que se embalam nas praias ao som de música cigana, por todo final de semana.






  (Fonte: http://www.avignon-et-provence.com/saintes-maries-de-la-mer/fete-gitans/#.U3wTDfldX0o )

Uma festa realmente incrível, emocionante!
E se não podemos estar na França, fazemos aqui a nossa festa!
Elevamos nossos pensamentos à egrégora cigana, fazemos nossos agradecimentos e festejamos com muitas frutas, vinhos e uma boa música cigana.

Optchá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Flores de Lis... prá você!