De Fadas, Feiticeiras, Ciganas é o sangue que me nutre...

De Fadas, Feiticeiras, Ciganas é o sangue que me nutre...

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Inspirações...

Quero um cantinho desse no meu quintal! Sonho...

(Fonte desconhecida)
Share |

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Na Carroça: Blog Jornal Povo Cigano

Há muito tempo não fazia um post como esse.... saudades! 
Para quem não sabe, Na Carroça é um post que faço referência a outros blogs, mas blogs relacionados a cultura cigana ou ao mundo mágico do misticismo.
Na Carroça de hoje, trago o Blog, Jornal Povo Cigano. O jornal Povo Cigano é publicado mensalmente com distribuição gratuita em lojas esotéricas e eventos, e o blog traz a edição do jornal para leitura on line, além de ter postagens também sobre eventos, oráculos,  vídeos com músicas ciganas e ainda, muitos sorteios! Lindos de viver!

Tudo isso e ainda o conteúdo inteiro do jornal para leitura. Lá você encontrará o horóscopo cigano, anúncios de oráculos, danças, lojas e artigos inéditos a cada mês.

O jornal foi criado em 2005, pelo desejo dos leitores do jornal Esotera que pediam um meio de comunicação direcionado a cultura cigana e árabe.

Para conhecer o blog, acesse: www.jornalpovocigano.blogspot.com.br 

(Imagem da edição de junho/13)

Espero que gostem!
Boa leitura!
Share |

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Dia da Sabedoria

"Todos nós precisamos de orientação de tempos em tempos. Quando fizemos todo o possível para solucionar um problema e ainda assim nos encontramos confusos, esse é o momento para contatarmos as forças superiores. Na Grécia antiga, eles celebravam o Dia de Todas as Heras (mulheres sábias). Evidências indicam que todos os oráculos, ao menos no início, eram dedicados a aspectos da Grande Deusa, sendo Hera um de seus últimos nomes. No entanto a Deusa grega Atena era também considerada a deusa da sabedoria. Era chamada Atena dos Olhos Brilhantes e A Sábia. Apesar de essa Deusa usar um elmo e um peitoral, e carregar lança e escudo, ela era primariamente uma deusa das artes e artesanato, escrita, ciência, proteção, renovação, aconselhamento sábio, paz e estratégias de batalha. Era conhecida como a Deusa da liberdade e dos direitos das mulheres, a patrona dos soldados e protetora das cidades. Atena inventou a flauta. A coruja, a oliva, o carvalho e as serpentes entrelaçadas lhe eram sagradas".

(Fonte: Livro Mágico da Lua)

Ciganos e boa parte de nós, gadjôs, também temos o momento em que precisamos contatar essas forças superiores, seja através de aconselhamento com as pessoas mais velhas e sábias, ou o contato através do tarô ou das cartas ciganas, como forma de direcionamento e muitas vezes até de conforto. As palavras sempre nos fortalecem de alguma maneira e nos fazem enxergar os problemas de maneiras diferentes.

Ritual para aconselhamento

Nesse ritual você precisará de uma pequena coruja, ou de outra imagem a sua escolha e uma vela azul. Dedique o tempo que julgar necessário para comunicar-se com a Deusa da sabedoria ou outra divindade que sentir maior afinidade. Especifique seu desejo, especialmente se for para resolver um problema, peça por sabedoria para melhorar sua vida. Após acender a vela, diga:

Sábia Atena, grande conselheira,
Ensine-me a despertar e dormir,
Envie-me angúrios verdadeiros e sonhos de sabedoria,
Instrua-me com sua grande sabedoria,
Eu lhe abro minha mente e meu coração, ó Sábia,
E peço por seu aconselhamento e orientação oniscientes,
Para que meu benefício venha rapidamente!

Se você utiliza o tarô ou outras ferramente divinatórias, use-as agora. Anote as respostas e estude-as por completo nos próximos dias. Após terminar, diga:

Dê-me as habilidades manuais e de justiça,
Grande Atena, torne-me sábio(a),
Proteção, todas as artes maravilhosas,
São suas para desfrutar, ó Atena dos Olhos Brilhantes,
Você que é tanto habilidosa, quanto forte,
Guie meus passos, afaste-me dos problemas.

Deixe a vela queimar até o fim.

Se optar por uma imagem cigana ou de Sta Sara, inclua em sua invocação, uma oração a Sta Sara.

(Ritual: Livro Mágico da Lua - Adaptado por mim)

Boa sorte!
Share |

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Especial... Aconteceu... A Festa da Família Valenzuela

No último dia 15/06/13, aconteceu a grande festa da Família Valenzuela com o tema: "O tarô, você no jogo do destino".
Estivemos lá, eu, família e amigos, e pudemos sentir, mais uma vez, a força da energia cigana.
A festa aconteceu na casa de shows Expresso Brasil, na região leste de São Paulo. A festa contou expositores de diversos produtos entre vestuários, decorações, misticismo, comida típica cigana e outros, fogueira, oraculistas faziam atendimentos em suas tendas, profissionais da dança cigana e árabe se apresentavam com a mais pura essência, músicos que encantavam nossos ouvidos e ciganos e não ciganos de todas as raças.

Uma festa super organizada e repleta de detalhes.
A festa começou com a apresentação de danças e música ao vivo. Em seguida iniciou cortejo até o altar de Sta Sara:
(Cortejo a Sta Sara)

Após, a surpresa da abertura da festa, um momento de grande admiração e emoção... a festa deu vida às cartas do tarô... Sim, me emocionei, naquele momento só pude agradecer por estar ali, fazendo parte daquele mundo, daquela festa. Uma apresentação teatral e musical com os dançarinos representando cada um, uma carta do tarô, com a mais rica presteza de detalhes. Sem dúvidas, o grande marco dessa festa.
(Representação das cartas do tarô: papa, roda da fortuna, o enforcado, ele ficou mesmo de ponta cabeça, o rei e a rainha, lindos!)

Em seguida, tivemos uma belíssima apresentação de dança com os anfitriãos, Rodrigo e Jovanka Valenzuela. Lindos como sempre!
(Rodrigo e Jovanka Valenzuela - Fonte desconhecida)

A noite era fria, mas a energia nos aquecia de maneira inexplicável.
Foram diversas apresentações com grandes nomes e da dança e da música cigana! Simplesmente um sucesso!
É o tipo de festa que nos remete a um passado distante com um sentimento de saudade. Saudade sem sabermos do quê. Sensação aconchegante, como se estivéssemos em  casa, como se conhecêssemos todos que ali bailavam... Olhares marcantes, sorrisos estampados em cada alma... Alegria infinita.
(Eu e Morgana Farah, minha amiga e dona daqueles lindos quadros ciganos)

E ainda, naquela noite, tive a alegria de realizar 03 desejos:
1. Conhecer uma cigana de verdade! Legítima... Conheci, conversei, troquei e-mail, tirei foto e ainda experimentei um doce tradicionalmente cigano, o busvária (não sei como escreve), um pão com goiabada e passas, feitos pelas mãos da cigana D. Natália. Feliz demais por conhecê-la!
(Eu, Cigana D. Natália e minha prima Soraia)

2. Estar bem pertinho daquela voz que toca minha alma com suas canções, sim, ele mesmo... Ronn Marckes, com direito a abraço e foto! Obrigada!!! (Tietagem pura, não resisti...rs)

(Eu e Ronn Marckes!)

3. Ter uma roupa cigana igual a que vi em meus sonhos... muitas saias, em azul, cores e com muitas flores... E essa roupa estava lá, na Obaram Artigos Ciganos! Comprei! Afinal... são Flores de Lis... Ciganas...

(Minha nova roupa.. só um pedacinho... a roupa inteira só na próxima festa...rs)

 É isso, uma festa de reencontros, e como diz o Rodrigo, a nossa festa! Aqui alguns momentos:


 (Valda, Amélia, Soraia, Sumaya, Morgana e a cigana de rosa...)

(O altar de Sta Sara)

(A fogueira)

Agradecimento super especial ao casal Rodrigo e Jovanka
Gratidão por esse momento tão mágico!
Beijos!
Share |

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Apenas uma frase


♫... Cuidado com o destino, ele brinca com as pessoas... ♫

(Fonte: Trecho da música do Charlei Brown Jr)
Share |

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Aos corações apaixonados

Cheguei um pouquinho tarde mas ainda dá tempo..., tempo de desejar a todos os corações apaixonados que Sta Sara os abençoem sempre! Que essas paixões seja fortalecidas pelo desejo da união, do bem querer... do respeito... e do amor...

Feliz dia dos namorados!
Share |

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Mostra Caravana Cigana - CAIXA Cultura SP

Começou ontem, 04/06/13, em SP, a mostra cinematográfica voltada para cultura cigana.
São longas, médias e curta-metragens, ficções e documentários produzidos no Brasil, EUA, França e Leste Europeu. A mostra traz para o público, uma cultura para muitos desconhecida, mas rica em energia e ensinamentos de vida.
Entre os filmes brasileiros, estão: Santa Sara, Amante Latino e Ciganos do Nordeste.
A mostra já passou pelo Rio de Janeiro em abril (não soube a tempo de publicar aqui antes) e vai até o dia 16/06/13 aqui em São Paulo.

A mostra acontece no Centro Cultural da CAIXA:
Praça da Sé - 111, Centro,
São Paulo (11) 3321-4400
horários de funcionamento:
Terça a Domingo, das 09h às 20h

www.caixa.gov.br/caixacultural 

Confira a programação completa no site da mostra, aqui.
Share |

domingo, 2 de junho de 2013

Nossa loja... Flores de Lis

A idéia da lojinha surgiu quando comecei a receber e-mails me pedindo ajuda para comprar produtos com tema cigano, o primeiro que recebi, pedia um leque com rosas vermelhas, o outro queria lembrancinhas para uma festa cigana de uma garota de 15 anos, o outro queria baralho cigano, etc... Foi quando percebi a dificuldade que as pessoas tinham em encontrar produtos assim, personalizados. Foi aí que pensei em abrir a lojinha aqui, para reunir esses produtos em um só lugar, mas não sabia por onde começar.
Apaixonada pela arte... há muito tempo querendo fazer algo com tema cigano, surgiu o pedido de uma amiga para personalizar uma caixa, que teria a finalidade de guardar o baralho cigano. Utilizei dos tons fortes, detalhes em alto relevo, apliquei mini cartas ciganas e moedas douradas. Adorei o resultado. Depois pintei outra para presentear outra amiga... aí me pediram outras e outras e quando vi já tinha feito um montão delas. E com elas, inauguro a lojinha aqui do Blog! 


Espero que gostem do trabalho, e se tiverem interesse é só deixar uma mensagem! 
Em breve teremos outros produtos. 
Uma ótima semana a todos!

Share |