De Fadas, Feiticeiras, Ciganas é o sangue que me nutre...

De Fadas, Feiticeiras, Ciganas é o sangue que me nutre...

sexta-feira, 29 de março de 2013

Feliz Páscoa todo dia!

Estamos no período de renovação...
Aproveite para refletir, deixe no passado tudo aquilo que não te pertence mais... os objetos que há tempos estão esquecidos, podem ser úteis para outras pessoas, os ressentimentos devem ser perdoados e renovados pelo sentimento da esperança.
Somos pequeninos demais diante do Universo, mas grandes o suficiente para darmos as mãos e emanarmos nosso desejo de paz ao nosso planeta.
Desejo que essa Páscoa nos permita sermos melhores a cada dia.

Feliz Páscoa!

Share |

quinta-feira, 21 de março de 2013

Filme: Rio Cigano

Também nesta quinta-feira, 21/03/13, terá a pré-estréia gratuita do filme Rio Cigano, no Theatro Municipal de Paulínia, que retrata o cotidiano da vida cigana. É o primeiro longa metragem cigano de ficção feito no Brasil.
O longa narra a cumplicidade entre duas meninas ciganas, Kaia e Reka, separadas na infância e criadas em mundos distantes. Durante uma viagem, os ciganos se vêem obrigados a atravessar a fazenda de um Conde, de onde são expulsos. Em meio ao tumulto da fuga, uma das meninas se perde do grupo e é raptada pelo fazendeiro. Ela é criada no casarão da fazenda como servente da Condessa que, obcecada em não envelhecer, tudo suga e destrói à sua volta. Reka cresce absorvida pelo trabalho e se agarra às poucas lembranças da vida cigana.


A produção é o primeiro longa de Julia Zakia, roteirista e diretora premiada por seus curtas-metragens Pedra Bruta (2009), Tarabatara (2007) e a Estória da Figueira (2006). O elenco principal conta com Georgette Fadel, Julia Zakia, Leuda Bandeira, Sielma Ferraz e Ciça Ferraz.

Pré-estreia do filme "Rio Cigano"
Local: Theatro Municipal de Paulínia
Avenida Prefeito José Lozano Araújo , 1.551, Parque Brasil 500 – Paulínia/ SP
Data: 21 de março de 2013 (quinta-feira)
Horário: 20 horas
Informações: (19) 3933-2140 ou (19) 3874-2680
Entrada gratuita

(Fonte: www.campinas.com.br)

Estou anciosa para assistí-lo!

Para saber mais sobre o filme, acessem os Blogs: www.filmeriocigano.blogspot.com.br ou www.riocigano.blogspot.com.br. 
Share |

Quinta Cigana

Hoje tem noite cigana em Campinas!
Com música cigana, judaica e eslava, a banda Balé Barbárie faz show no "Quinta Cigana", que ocorre das 18h à 0h desta quinta-feira (21/03/13) no Casarão Campinas. O valor sugerido para a entrada é de R$ 10.

A banda, formada no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas(Unicamp), começou a carreira com repertório do ritmo judaico klezmer. Depois, o grupo passou a tocar outros estilos como a música balcânica do Leste Europeu, a norte-africana, berbere, moura e sarracena.

Culinária
O evento conta também com a participação do chef Pedro Echeverria, que prepara tapas espanhóis para serem servidos a noite toda. A Galeria de Arte do Domingo estará aberta com obras do fotógrafo Rodrigo Mesquista e do artista Bruno Paes.

A Loja Colaborativa, que recebeu novas peças recentemente, estará aberta com diversos produtos de jovens designers brasileiros à venda. Dentre eles, Karin Feller e Danilo Costa, estilistas da Casa dos Criadores de São Paulo.

Serviço:
O quê: Quinta Cigana
Onde: Casarão Campinas
Endereço: Rua Leontina Carvalho de Siqueira, 38, Jardim das Palmeiras, Campinas
Quando: das 18h à 0h desta quinta-feira (21)
Preço sugerido: R$ 10

(Fonte: G1 Campinas SP


Se alguém participar, por favor nos conte como foi!
Uma ótima quinta!
Beijos

Share |

quarta-feira, 20 de março de 2013

Penteados Ciganos

Mais um post especial, a pedido da leitora Daniele, apresento alguns penteados no estilo cigano, que podem combinar no visual do dia-a-dia ou usá-los em festas. Para que tenha sempre cabelos bonitos, faça o ritual que consta neste post aqui. Usem a criatividade e inspirem-se! Ficará um charme!

 Os cabelos podem ser soltos:

 Com arranjos de flores:

Com lenços, cabelos na lateral e brincos de argolas:

 Com lenços, cabelos soltos para trás e brincos de argolas:

Lenço no estilo mais despojado:

Faixas: 

Trança de lado no estilo mais charmoso:

 Trança parcial com tiara:

Combinação de tranças com lenços: 
(Imagens: autorias desconhecidas)

Todas essas imagens foram retiradas da internet (google imagens).
Lembramos que dentro da cultura cigana, o lenço nos cabelos é utilizado apenas para as ciganas casadas. As ciganas solteiras usam os cabelos soltos, com tiaras ou tranças.
Espero que gostem!
Uma excelente semana!
Share |

terça-feira, 19 de março de 2013

Uma Fruta Afrodisíaca

Para apimentar a paixão.
Coloque algumas cerejas dentro de uma tigela de cristal ou vidro. Banhe-as com um pouco de mel, 02 colheres (sopa) de vinho tinto e 01 colher (sopa) de pétalas de rosas vermelhas.
Misture suavemente e sirva ao(à) amado(a).


A noite será de paixão e o desejo irá florescer como nunca.
Share |

segunda-feira, 18 de março de 2013

Ramalhete Protetor

O mundo atual está cercado de energias negativas e para nos protegermos precisamos evocar nossas orações constantemente. Podemos utilizar também dos amuletos. A dica é fazer um ramalhete com as seguintes flores: rosa amarela, calêndula, crisântemo e girassol, e ainda acrescentar galhos de louro e alecrim. É um excelente amuleto de proteção que poderá ser pendurado na porta ou parede, ou colocado num vaso com água, na entrada da casa, no quarto ou na cozinha.

Boa sorte!
Share |

domingo, 17 de março de 2013

História da Carroça Cigana com "Antes e Depois" na decoração

Em meados do ano de 1800, o primeiro circo usava vagões como forma de acomodação e transporte, que eram puxados por cavalos, a fim de facilitar a locomoção.
No final do século 19, esses vagões foram diminuídos e os ciganos da Gra Bretanha, os adaptou como forma de residência, acrescentou seu próprio estilo na decoração e colocou móveis, fogões e outros acessórios. Os vagões ofereciam conforto a abrigo de uma casa e ainda permitiam que se deslocassem de um lugar para o outro quando assim desejassem.

Os vagões menores foram chamados de "Vardo", no idioma romani (proveniente do vurdon palavra iraniana - carrinho). Essas carroças evoluíram e eram apreciados por sua praticidade, bem como design estética e beleza. As carroças eram tipicamente encomendadas por famílias ou por um casal de noivos de um mestre de obras. A construção levava entre seis meses a um ano. Após a morte do proprietário, os ciganos tinham o costume de queimar o carro e todos os pertences. Nada além de jóias, porcelanas e dinheiro era repassado para a família, o resto, incluindo a carroça era destruída. Isto é atribuído a razão por que tão poucos desses tesouros culturais sobrevivem até hoje.
Os Vardos podem ser classificados em seis estilos principais: o vagão Brush, Reading, Ledge, Top Bow, muito aberta e Burton. O estilo de um vagão é Ledger.

Uma família perto do deserto de Barstow comprou uma carroça que foi utilizada no filme Pee-Wee Herman há mais de 20 anos, em péssimo estado de conservação. Reformaram, adaptaram os móveis e a decoraram, ficou linda de viver, confiram:

ANTES


DEPOIS






A família que reformou fala que a carroça poderá servir como quarto de hóspedes, que luxo!!! Amei o resultado!

Para saber mais sobre essa história e transformação, acesse o site/fonte: http://www.gypsyvardo.com/index.html 

Um abençoado domingo a todos!

Beijos!

Share |

quinta-feira, 14 de março de 2013

Música ambiente + Novidades!

Música, amigos... tudo de bom, não é mesmo?
Para dar um tom de festa aqui no blog, incrementei nosso espaço com duas simples opções, música ambiente e acesso a rede social, Facebook, e pronto! Agora é só reunir os amigos e começar a bailar...
Eu adoro músicas ciganas, (sou suspeita né) e apliquei um recurso para ouvirem essas músicas aqui no blog mesmo, direto da Radio Cig, que já falei nesse post aqui.. Para ouvir é só clicar no play do rádio na coluna ao lado! Super fácil e agradável.
Para a festa ficar ainda mais completa, agora temos também, uma página do Flores de Lis, no Facebook! Assim o acesso as novas postagens será muito mais rápida e ainda podemos trocar idéias, fazer amizades, interagir de forma mais próxima. Acesse o link ao lado e curta nossa página e participe dessa festa!
Estamos preparando, também, outras novidades, aguardem!

Optchá!

Beijos!
Share |

domingo, 3 de março de 2013

Vídeo:Chico & The Gypsies - Quedate con Cristo

Depois de uma tarde inteirinha cigana... de muitas trocas e aprendizado, uma música, uma oração, para encerrar a noite e nos dar energia para semana que se inicia. Uma semana que será muito especial, uma semana de energização e muita paz.

(Chico e The Gypsies)

Beijos!
Share |