De Fadas, Feiticeiras, Ciganas é o sangue que me nutre...

De Fadas, Feiticeiras, Ciganas é o sangue que me nutre...

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Os Ciganos no Carnaval - Um Show de Alegria e Cores

O carnaval é sempre um grande espetáculo, um show de alegorias, e em especial nesse ano a energia cigana tomou conta das avenidas! Só no Rio de Janeiro, três escolas homenagearam a cultura cigana, Unidos da Viradouro, São Clemente e Beija Flor, em Santos, SP, a cultura cigana foi tema de enredo "Abra a sua mão que a cigana vai ler a sua sorte". Um show de cores e encantos! Confiram:



A ala que marcou o carnaval da Viradouro, no Rio de Janeiro, foi “Músicos e Cartomantes”, uma representação do carnaval de 1992, “E a Magia da Sorte Chegou”, que contava a saga dos ciganos até chegarem ao Brasil. Nesse figurino, houve a releitura da idéia dos ciganos músicos e das ciganas cartomantes.

(Foto de: globo.com) 

(Foto de: globo.com)

Em Santos - SP, a Escola Unidos da Zona Noroeste levou o enredo "Abra a sua mão que a cigana vai ler a sua sorte".
 (Foto de: Sahira Mi Ajniha)

No Rio de Janeiro, a Beija Flor trouxe a homenagem a cultura cigana pela adoração e respeito que esse povo tem com os animais.

 (Foto de:globo.com )

A São Clemente, abordou as novelas que marcaram história, entre elas, Explode Coração, com o enredo Horário Nobre.

                                                                                              (Foto de:globo.com )

O carnaval também é cultura, cada escola de samba traz uma história, uma curiosidade, uma cultura diferente e principalmente muita alegria. Todos os desfiles foram bonitos e graciosos. A cultura cigana foi tratada com muito respeito e conseguiram, cada uma a sua maneira, transmitir suas mensagens. 
O povo cigano, infelizmente, ainda sofre com preconceito, mas acredito que aos pouquinhos, isso está acabando, afinal somos todos filhos do mesmo Pai. 

Uma ótima semana a todos!
Share |

Um comentário:

  1. Querida!!!
    Saudadonas!!!
    Quando vi o desfile da Beija-Flor logo me lembrei de vc rsrs, só que era tarde e tive receio de te acordar rs. Logo pensei num post mesmo, e aqui está rssrs.
    Amei!

    Beijinhos de saudades no coração.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Flores de Lis... prá você!