De Fadas, Feiticeiras, Ciganas é o sangue que me nutre...

De Fadas, Feiticeiras, Ciganas é o sangue que me nutre...

domingo, 30 de outubro de 2011

Um banho para o amor

Fazia tempo que não trazia receitinhas mágicas por aqui... E aproveitando o assunto do post anterior, que tal um banho para atrair o amor? Um banho que pode ser tomado todos os dias, com algumas pitadinhas de muito carinho, para trazer o amor para o nosso coração.


"Em água morna, coloque pétalas de sete girassóis e 03 colheres de café de mel. Caso não tenha o girassol, use 17 gotas de essência. Acenda uma vela rosa, mentalize o amor invadindo sua aura e tomando conta do seu ser e seja muito feliz."
Beijos!
Share |

sábado, 29 de outubro de 2011

Cuide bem do seu amor... seja quem for!

Uma letra da música de: Os Paralamas do Sucesso. Para pensar, refletir, cuidar e amar, seja quem for... Cuide Bem Do Seu Amor

A vida sem freio me leva, me arrasta, me cega
No momento em que eu queria ver
O segundo que antecede o beijo
A palavra que destrói o amor
Quando tudo ainda estava inteiro
No instante em que desmoronou
Palavras duras em voz de veludo
E tudo muda, adeus velho mundo
Há um segundo tudo estava em paz

Cuide bem do seu amor
Seja quem for,
Cuide bem do seu amor
Seja quem for...

E cada segundo, cada momento, cada instante
É quase eterno, passa devagar
Se o seu mundo for o mundo inteiro
Sua vida, seu amor, seu lar
Cuide tudo que for verdadeiro
Deixe tudo que não for passar
Palavras duras em voz de veludo
E tudo muda, adeus velho mundo
Há um segundo tudo estava em paz

Cuide bem do seu amor
Seja quem for,
Cuide bem do seu amor
Seja quem for...

Palavras duras em voz de veludo
E tudo muda, adeus velho mundo
Há um segundo tudo estava em paz

Cuide bem do seu amor
Seja quem for,
Cuide bem do seu amor
Seja quem for...
Share |

domingo, 16 de outubro de 2011

Museu Etnológico da Mulher Cigana

Estou super encantada com esse Museu! A associação de mulheres ciganas de Granada (Associação de Mulheres Gypsy ROMI) é a fundadora deste museu. Surgiu da necessidade de manter viva uma cultura desenvolvida ao longo de muitos séculos. Este projeto foi desenvolvido através de uma oficina de trabalho que visava a restauração de cavernas localizadas no bairro cigano de Sacromonte doado pelo Exmo. Ayuntamiento de Granada. Foi inaugurada em 22 de novembro de 2006.Os objetivos do Museu incluem a recuperação e transmissão do ponto de vista histórico, contribuições ideológica e artística das mulheres ciganas em toda a história da cultura cigana, que se estende para todos os setores da população de uma perspectiva educacional, social, cultural, e criar um espaço comum e variedade de reuniões, exposições, fóruns, participação, trocas e divulgação de obras de artistas gitanas .
Em salas diferentes, com peças de museu único como obras do escultor Luis grandes Gypsy Heredia, livros velhos e pragmáticos. É composto por três cavernas, e estão localizados em salas diferentes, incluindo:
◦Sala dedicada à história de Roma, que pode ser dividido em diferentes fases. O primeiro refere-se às origens e dedica-se a Índia e um segundo sobre os diferentes períodos da história.
◦Sala da Mulher cigana: É um reconhecimento da história das mulheres Roma e associações.
◦Sala de Exposições Temporárias: Esta apresenta exposições de pessoas ou entidades interessadas em seu trabalho é apreciado pelo público.
◦Arte e Literatura: Aqui é o trabalho de alguns dos grandes escritores ciganos, que praticada tanto verso e prosa, bem como escultores, entre eles destacamos Barroso Ataulfo ​​Jiménez, Rafael Fernandez Santiago, Rafael Fernández Martín, Juan de Dios Ramírez Heredia, Luis Heredia Amaya, José Antonio García Planton, Judéia Heredia, Ceferino Jiménez Malla, Curro Albaizín, Antonio Fernández Torres, José Heredia Maya. Además de una breve biografía de Gitanos famosos. Além de uma breve biografia dos ciganos famosos.
◦Sala Esotérica : Esta galeria tem como objetivo mostrar as tradições esotéricas que têm mantido as mulheres em muitos séculos. Aqui está o Tarot Cigano, pêndulo, bola de cristal, amuletos, quiromancia, horóscopo Gitano. Assim, recuperar a tradição perdida.
◦Salão de medicina tradicional cigana: Mulher Cigana ter tido um grande conhecimento de plantas medicinais nesta sala estão expostos remédios naturais tradicionais.
◦Sacromonte Hall: É uma reprodução de uma caverna no Sacromonte e da história deste distrito em relação à Roma. Podemos ver alguns trajes e instrumentos típicos da região.
◦Esta sala de som Ciganos: A breve turnê da história musical do povo cigano. Estabelece instrumentos musicais ciganos e você pode fazer audições de música diferente e flamenco cigano especial.
◦Sala Caravana Gitana : Recreação Vardo (caravan) com ferramentas diferentes, com uma exposição de objetos pessoais, dos mais tradicionais roupas, jóias, enfeites. O quarto está completo com uma área projetada onde os documentos são exibidos.
Museu Etnológico da Mulher Cigana
Camino del Sacromonte, 107 Camino del Sacromonte, 107
Visitas: Segunda a Sexta das 10:00 às 13:00 h
Share |

sábado, 15 de outubro de 2011

Festa Cigana com Alexandre Flores

É hoje! 15/10/11 - Festa cigana em São Vicente / SP, com Alexandre Flores! Já tive a oportunidade de assistir um show dele e posso afirmar que é simplesmente maravilhoso, vale a pena conferir!

Não percam!

Beijos!!!
Share |

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Selo Premium da Cozinha dos Vurdóns

É com grande orgulho que recebo o selo Premium do blog Cozinha dos Vurdóns! Um ano de blog, uma conquista cheia de encantos por uma causa que só nos engrandece.

Deixo aqui um trecho do post sobre o selo que recebi, e faço destas, as minhas palavras de agradecimento à Cozinha e a todos que passam por aqui..

"Que todos se sintam abraçados e acarinhados, estamos aí e estamos aqui, porque acreditamos que podemos estar onde o nosso coração e a nossa percepção nos leva. Na Cozinha dos Vurdóns não é só a cozinheira que conta, é quem busca água, ascende o fogo, toca o violino e recolhe os gravetos. É quem varre o chão, ascende as velas, estende a lona e vigia as crianças, é quem lava a verdura e canta e reza. É aprender o que se ensina e ensinar o que se aprende."

Lindo demais!

Obrigada e muitos beijos!
Share |

domingo, 9 de outubro de 2011

Apenas uma frase

Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta??
(Autor desconhecido)
Share |

sábado, 8 de outubro de 2011

Evento: Festa Cigana da Família Sbano

Continuando o clima de festas que anda por aqui...
Hoje tem festa cigana da Família Sbano no Clube de Oficiais da Polícia Militar, no Horto em São Paulo!

Começa as 18:00h e conta a presença da Banda Guardiões da Noite do Oriente!

Aproveitem!!!
Share |

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Resultado do presente surpresa

Adorei a festinha cigana que fizemos por aqui... e é com imenso carinho que entrego o presente surpresa para minha querida "Cozinha dos Vurdóns"! Um leque e um lenço de moedas!


Foi a primeira a deixar um comentário sobre a festa. Espero que goste!Um lindo final de semana a todos!

Beijos!!
Share |

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Nossa Festa Virtual

Chegou o grande dia!
O dia da nossa festa virtual. Sim, sei que ainda é quarta-feira, mas para os ciganos, qualquer dia é dia festa... E nada mais gostoso do que sair da rotina um pouquinho e viver minutos de imaginação...
As participações foram poucas, ( acho que as pessoas ainda se sentem tímidas ), mas o suficiente para fazermos uma grande festa! Estou muito feliz com o carinho e a energia de todos que passaram por aqui...
E a festa... começou...
Salve nossa Rainha Sta Sara! Agradecemos a oportunidade de nos reunirmos, aqui, para essa grande festa. Agradecemos pela nossa vida, saúde, família, emprego, teto e pelo nosso cobertor. Pedimos por suas graças e sua proteção. Que nos permita ter o discernimento, a serenidade e sabedoria para lidarmos com os obstáculos do nosso dia-a-dia. Nos abençõe! E que assim seja!
A querida Cezarina já chegou, e trouxe esse lindo hino. Trouxe também todas as coisas maravilhosas da cultura e da tradição cigana! Com o maior orgulho de mostrar a nós, gadjês a verdade sobre seu querido povo...Neste vídeo pode-se ter uma ideia de algumas características da raça cigana! E, é claro, ouvir-se-á o lindo e melancólico som do hino cigano...











E para forrar nossa mesa, além das frutas, dos ponches e dos vinhos, a Cozinha dos Vurdóns, também veio e nos trouxe esse lindo prato: ZARANGOLLOS - RECIPÉ ROMANI
Ela diz: "Quem comeu não se esquece, quem
nunca provou deveria tentar, é rápido, simples e muito gostoso...uma das comidas prediletas do povo rhom
".




Numa panela alta, coloque uma 4 colheres de sopa bem cheias de azeite. Acrescente 2 cebolas grandes, cortadas em quadradinhos e duas abobrinhas verdes médias, com casca e tudo também cortadas em quadrados, acrescente uma mistura de sal e alho, salsinha e cebolinha bem picados. Refogue e depois acrescente 1 xícara de água e deixe terminar de cozinhar. Desligue e em outra panela, desta vez uma frigideira, coloque azeite e quebre 4 ovos. Ponha uma pitada de sal e orégano (opcional), despeje a mistura que ficou reservada e comece a mexer delicadamente, até que o ovo esteja totalmente misturado e revirado.
esse prato é bom quente, ou com torradas ou nas folhas grossas de alface.




A querida Vera, trouxe sua contribuição por e-mail, e como ótima cigana que é, disse que não poderia deixar de ir a essa festa toda colorida, como segue a foto anexa, (olhem que linda!), reforçando o encanto de nossas roupas coloridas traduzindo todo o colorido de nossas vidas que tanto amamos e o brilho do tesouro mais valioso que é o dom de viver. E... para confraternizar com nossos irmãos e irmãs ciganos, trouxe os seguintes pratos:
Arroz da Esperança: (indicado para restaurar a esperança)
Ingredientes: 2 xícaras de arroz cozido, 1/2 xícara de manteiga derretida, 1/2 xícara de cebola picada, 1/2 xícara de queijo suiço picado, 2 ovos batidos, 2 xícaras de leite, 1 ramo de espinafre cozido e picado,
1 ramo de brócolis cortado em pequenos galhos e cozido, 1 colher de sal com alho.
Misture todos os ingedientes e asse por cerca de 20 minutos. (Sirva com salada verde de sua preferência).
Armianca: Salada de alface e tomate em rodelas; champignon; queijo de cabra, cenoura, beterraba em pedaços e beringela frita em tiras. Enfeitada com uvas-passas, reminhos de hortelã e pétalas de flores. Deliciem-se! Vera, também trouxe essas flores, da mais pura magia do amor...




A Nadja já está bailando... com essa linda música... vamos todos dançar?








A Górgora chegou com sua dança indiana...










Toda festa cigana é sempre um sucesso. Posso sentir a energia, a alegria e a multidão que por aqui se espalha a dançar... Agradeço a todos pelo carinho e que essa festa permaneça sempre no coração de cada um que por aqui, passar.




E para encerrar nossa festa, o sorteio! Como tivemos poucas participações, e não gosto muito daquele sistema de sorteio eletrônico, farei algo mais divertido. Vai ganhar o presente surpresa, a primeira participante que deixar um comentário aqui, dizendo se gostou da festa! Então se você contribuiu e dançou com a gente corra!


Amanhã, divulgo a foto dos presentes... por enquanto, fiquem na curiosidade...
Fizeram parte dessa festa: Cezarina, Cozinha dos Vurdóns, Vera, Nadja e Górgora.


Que Sta Sara nos acompanhem, nos iluminem e nos protejam em todos lugares por onde passarmos! Obrigada pelo carinho de todos! E voltem sempre! Afinal, sempre tem uma festa por aqui...


Beijos!

Share |