De Fadas, Feiticeiras, Ciganas é o sangue que me nutre...

De Fadas, Feiticeiras, Ciganas é o sangue que me nutre...

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Festa: 2ª Festa cigana da família Valenzuela

Iniciando as postagens sobre festas ciganas, acontecerá a 2ª festa da família Valenzuela.

Dia: 11/06/2011 - início: 16h.
Localização : Avenida Governador Carvalho Pinto, 641 Penha "Tiquatira" - São Paulo - SP
Contato : (11) 2041-8799 (11) 95327130 - familiavalenzuela@hotmail
.

Música com Ronn Marques e Juan Victor.

E se você tem um evento cigano para divulgar, me escreva!

Participem!
Share |

domingo, 29 de maio de 2011

Festas Ciganas!

A partir dessa semana irei divulgar, aqui, os eventos ciganos pelo mundo! Para que todos possam participar, prestigiar e bailar! As festas ciganas acontecem com frequência, algumas são pequenas, realizadas por espaços místicos para mostra de danças, outras são maiores com jantares e músicas ao vivo e outras são ritualísticas com homenagens à Santa Sara. As festas são alegres, emanam uma energia contagiante. A maioria delas, pequenas ou grandes, são compostas de apresentações de danças, rituais para o amor e prosperidade, fogueiras, feiras de produtos místicos, leitura de oráculos, frutas e vinhos. E todas com a mesma essência e alegria. Espero que gostem e participem!
Share |

terça-feira, 24 de maio de 2011

Dia de Santa Sara 24/05

Hoje é dia de Santa Sara Kali, a Padroeira universal do povo cigano, por sua história e seus milagres. Tradicionalmente, hoje, em alguns lugares do mundo, especialmente na Europa, acontecem procissões e festas a beira mar. A imagem de Santa Sara é vestida de todas as cores, com muitas flores e lenços coloridos. Sua imagem é banhada no mar, em seguida, é carregada pelos navegantes e acompanhada durante a procissão onde todos pedem por suas graças. Muitos buscam nos olhos de Santa Sara a obtenção de graças, pois nos olhos de Santa Sara, tudo está contido: a força de Deus, a força da mãe, a força do amor da irmã e da mulher, a força das mãos, a energia, o sorriso, a magia do toque e a paz. E assim, todos que buscam graças no seu olhar, retornam sempre aos pés de Santa Sara para agradecer. E mesmo não participando de procissões ou rituais a beira mar, podemos nesse dia, concentrar as energias e o pensamento em sua luz, pedindo uma graça e também agradecendo pelos desejos realizados.

Existe um ritual muito bonito e poderoso para o dia de hoje. É necessário uma imagem de Sta Sara (pode ser impressa em papel também), e lenços coloridos, a quantidade que desejar. Dobre-os em triângulos e coloque-os sob a imagem. deixe durante o dia, energize-os com orações e boas vibrações. No dia seguinte presenteie as pessoas mais queridas. Quem receber o lenço, deverá fazer um pedido, dar um nó e guardá-lo. O nó poderá ser desfeito quando o desejo for realizado, e o lenço poderá ser usado da maneira que preferir.

Para quem optar em acender uma vela, use velas coloridas para os pedidos (exceto preta) e vela azul clara para os agradecimentos.

Deixo aqui, meu desejo mais puro de paz, alegria e fé! Que possamos ser melhores a cada dia, crescendo, aprendendo, amando todos os seres e vivendo na certeza de dias felizes.

Que Sta Sara abençõe a todos, e que os desejos mais sinceros sejam concretizados. Salve Santa Sara Kali!
Share |

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Artes Plásticas: Santa Sara

Para começar a semana de Sta Sara.

Um trabalho de Naif Helena de Coelho. Belíssimo!!!
Share |

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Música: Guardiões da Noite do Oriente

Minha nova descoberta! Estou encantada com a música dessa banda, simplesmente fantástica! Ouvi a música nas minhas andanças pelo youtube e saí a procura para saber quem são eles... e aí estão: Banda Guardiões da Noite do Oriente.
Música cigana brasileira, com um ritmo dançante, porém fortes, que nos faz sentir vontade de dançar. São rumbas e músicas de diversos outros grupos. A banda foi formada em 2004 (como não a descobri antes?) com 07 integrantes: Junior no baixo e vocal, Calles vocal, Mano percussão, Alex percussão, Gabriel violão e guitarra, Rogério bateria e vocal e Aurélio no violão e vocal. Música Brasileira de qualidade. Vale a pena conferir. Para conhecer e ouvir, clique aqui.



Para Shows: (0xx11) 2747-5348 ou 8926-3425
e-mail:
guardioesdanoitedooriente@hotmail.com
Site:
www.bandaguardioes.com.br

Share |

A Canção da Lua

Alguém olhou para céu nessas últimas noites? Sou apaixonada pelo céu e a lua cheia estava maravilhosamente linda. Não sei se foram meus olhos, mas ela estava maior e mais perto... encantadora! Por isso, trago essa canção:

Ergo meus braços, saudando
Enquanto ela desliza pela noite,
A Lua dos mistérios, redonda,
Disco luminoso, de prata cintilante.
Meu espírito atende a Seu chamado,
E deseja ter asas para voar,
Para que eu possa buscar Seu antuário sagrado
Do qual o céu é o símbolo.
Um lugar de segredos ocultos,
De antigos mistérios sagrados,
Um lugar que em outras eras conheci,
E de sabedoria em templos calados.
Esforço-me para tentar lembrar,
tudo o que antes aprendido eu teria,
Os segredos esquecidos da lua,
a Deusa e toda sua sabedoria.
Apeas dos meus braços voltados para o céu,
ouço sua voz em meu interior e sigo esta direção.
Desvendo o labirinto interno,
Confiando em minha opção.
"Não busque no exterior, mas sim no fundo do seu eu",
Diz a voz clara e suave.
"Mantenha sua Fé em Mim pelos treze meses,
do ano sagrado da Mãe".
Eu a observo através de seus ciclos,
como já fiz em vidas passadas,
E sigo sua trilha enluarada,
Que à porta secreta interior me conduz.

(Fonte: Livro Mágico da Lua - D.J. Conway)
Share |

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Vídeo: Especial de Imagens com Música de Jesse Cook

Apresento hoje, um vídeo especial!
Feito pela Angel, uma leitora super graciosa que passeia por aqui...
Ela usou as músicas do Jesse Cook, que eu adoro! E parte das imagens foram retiradas aqui do blog! Tudo feito com carinho, respeito e muita dedicação.
Músicas para viajar e imagens de suspirar...







Angel, adorei! Obrigada de coração!
Share |

sábado, 14 de maio de 2011

Dança Cigana: Estilo cigano na dança do ventre

O estilo cigano na Dança do Ventre vem de uma interpretação ampla e liberal das danças ciganas, primeiramente da Turquia, Espanha, dos Balcãs e do Egito. Acredita-se que os ciganos (também chamados de 'romanichéis') são originários do norte da Índia. Estes teriam migrado em direção norte e leste no Oriente Médio e na Europa, desenvolvendo cada vez mais o estilo original de sua dança ao acrescentarem elementos das diferentes culturas com quem tinham contato. Na década de 1960, as dançarinas americanas começaram a incorporar elementos do vestuário, da música e dos passos ciganos às suas apresentações de Dança do Ventre.
Movimentos: o estilo cigano utiliza técnicas e movimentos de dança do ventre, adicionando a eles passos ciganos e do folclore oriental. A dança cigana, aliás, é conhecida por sua paixão, exuberância e energia. As dançarinas ainda utilizam adereços como pandeiros e snujs. Já as saias, tão comuns hoje em dia na dança do ventre cigana, não eram vistas com bons olhos entre as dançarinas no passado.
Música: As canções ciganas mais "puras" e tradicionais são usadas na dança do ventre, porém são mais comuns as músicas que trazem uma mistura de elementos ciganos, turcos, árabes e europeus. Violinos, guitarras e pandeiros são alguns instrumentos bastante comuns também.
Roupas: Tecidos pesados em tons opacos são usados em saias volumosas e calças no estilo "harém"; na parte de cima, as dançarinas usam e abusam de blusas e tops decotados e/ou com mangas também volumosas. As saias são geralmente onduladas (como no flamenco). Nos quadris, é comum o uso de xales com franjas e de cinturões de metal. Na cabeça, a dançarina ainda pode usar uma espécie de lenço ou adorno.

(Fonte:www.dancadoventrebrasil.com)
Share |

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Xícaras Espanholas?

Para começar o dia... um cafezinho! Não sei se já comentei por aqui, mas sou apaixonada por xícaras! (Obs. Não gosto de café...rs)... E por esses dias, passeando nas lojinhas do bairro, encontrei essa preciosidade! Claro que não resisti e me dei de presente um kit com um par dessas xícaras. Lindas demais!!! Fabricadas na Espanha? Não, é da China mesmo! Um mimo...

Um ótimo dia!
Share |

domingo, 8 de maio de 2011

Feliz Dia das Mães!

Feliz dia das Mães!Mãe Cigana

Foto de Dan Araújo - uma foto tirada em 2008, na Romênia.
Share |

terça-feira, 3 de maio de 2011

Depende de você...

A paz que você reclama e tenta encontrar...
depende de você.
A compreensão que você reivindica a cada passo...
depende de você.
A bondade que você admira nas pessoas...
e sonha possuir...
depende de você.
O diálogo, base de toda convivência...
depende de você.
A abertura que é o caminho para a renovação...
depende de você.
A realização que você julga essencial...
depende de você.
O amor que você quer encontrar no outro...
depende de você.
Pondere:
Queixar-se ou produzir, atrapalhar ou servir,
desprezar ou valorizar, revoltar-se ou colaborar,
adoecer ou curar-se, rebaixar-se ou abrir-se,
estacionar ou progredir é uma questão de escolha.
"Depende de você".

(Autor desconhecido)
Share |

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Santos Cultuados pelos Ciganos

Além de Sta Sara, que é considerada a Santa protetora dos ciganos, temos outros Santos que também são cultuados pelos povos ciganos. Vou apresentar um pouquinho de cada um deles:


*Santa Bibiana - seu nome deriva do nome viviane e viveu por volta do ano 360, época marcada por fortes preseguições aos cristãos. Seu dia é comemorado em 02 de dezembro, e uma de suas igrejas é localizada no monte esquilino, uma das sete colinas de Roma, local onde viveram muitos ciganos. Uma verdadeira deusa. Sua oração: "Oração: Senhor, eu vos peço, pelos méritos de Santa Bibiana, aumentai a minha fé. Dai-me total confiança e abandono na Vossa Divina Providência, para que, na Esperança, eu siga praticando a verdadeira Caridade. Amém."

*Santo Elóquio de Córdova - cultuado pelos Ciganos Calons, morreu em 608 e seu dia é comemorado em 13 de setembro, com muitas festas e danças em volta da fogueira.

*João do Egito - nasceu por volta do ano 305, foi carpinteiro até os 25 anos e depois se dedicou a sua vida de eremita, abençoando os povos, fazendo milagres e escrevendo sobre maigas, era conhecido como o profeta do Egito, viveu até os 89 anos. Seu dia é comemorado em 27 de março;andarilho,carpinteiro.

*São Vladimir - nasceu em 995 e morreu em 1015. Sua avó era Olga, uma pessoa convertida ao cristianismo entre os soberanos eslavos de Kiev. Vladimir foi sanguinário brutal, depois levou o cristianismo à Rússia e suas fronteiras. Os ciganos russos o adoram e muitos ciganos usam seu nome. Vladimir, o primeiro cigano a trabalhar num terreiro no Brasil. Seu dia é comemorado em 15 de julho.

*Santa Virgem de Triana - a gitana velha, amada na Espanha, sua força é muito grande, a Espanha pára no dia de sua festa, com procissões e danças flamencas.
Share |

domingo, 1 de maio de 2011

Artes Plásticas: Ciganos - óleo sobre tela

(Paulo dileta)

Uma obra belíssima do artista José Paulo Barbosa, mas conhecido como Paulo Dileta. Adorei!
Share |