De Fadas, Feiticeiras, Ciganas é o sangue que me nutre...

De Fadas, Feiticeiras, Ciganas é o sangue que me nutre...

quarta-feira, 30 de março de 2011

Teatro: Ópera Carmen

Abriu hoje, a temporada de ópera no Theatro São Pedro, na Barra Funda (SP). A primeira apresentação será de Ópera Carmen, de Bizet, presença constante nos principais palcos do mundo, até domingo (03.04). A produção tem direção cênica de Roberto Lage, regência de Emiliano Patarra . A divulgação foi extremamente decepcionante.

Sobre a montagem de Carmen - A montagem do Theatro São Pedro tem diálogos em português e resgata a concepção original de Bizet, por meio do trabalho do musicólogo Fritz Oeser, que reconstituiu a partitura inicial. “Faremos um espetáculo latino, vamos fugir da estigmatização do cigano e mostrar o temperamento desse povo sem terra, que se adapta. A morte, em Carmen, vem em decorrência da vida”, afirma o premiado diretor teatral Roberto Lage, que assina a direção cênica da ópera.

Sinopse: Em três atos, a mais famosa obra de Bizet, com libreto de Henri Meilhac e Ludovic Halévy, conta a história do soldado Don José, que se apaixona por Carmen, abandona a noiva Micaela e vai atrás da cigana junto com um grupo de contrabandistas. Carmen troca Don José pelo toureiro Escamillo, inconformado o soldado segue a cigana e a esfaqueia, matando-a

Eu soube dessa Ópera, hoje, através de uma reportagem na tv, e quando entrei no site para comprar o ingresso, surpresa: ESGOTADOS. Aí pensei, por que eu não soube disso antes? E lendo os fóruns do próprio site do Theatro São Pedro, muitas pessoas reclamavam da mesma coisa, a falta de divulgação! Ou será que a maior parte dos ingressos foram reservados a um determinado tipo de público? (Já vi isso acontecer no teatro do Sesc)...

Mistério...
Share |

Mensagem de uma Cigana

Durante toda a caminhada,mantivemo-nos vigilantes de nossos filhos. Dentre ao que nos é permitido: zelamos, defendemos, acolhemos, aconselhamos, ralhamos, acarinhamos e ensinamos.Alguns acompanharam nossas caravanas, por prados, florestas, montanhas, lamaçais, durante a ventania, o sol escaldante dos desertos, a chuva e o bom tempo. Outros se cansaram, sentaram-se à beira do caminho até o último de nós passar, e retomaram a áspera caminhada a nos seguir. Ainda outros, se distanciaram de nós por algum tempo e ainda assim conseguiram nos alcançar. A estrada da vida é árdua, as pedras do caminho machucam os pés e o turbilhão de emoções maculam o coração e às vezes, deixam cicatrizes profundas na alma.Mas por favor, filhos não percam a fé, nem desistam da caminhada.Quem compartilha de nossa energia é forte como as rochas, ardente como o fogo, suave como a brisa e transparente como a água. Sejam livres como os pássaros que voam, mesmo que em seus pensamentos! Tenham a beleza e a sutileza da flor que desabrocha e perfuma.Não desistam do caminho a ser trilhado, para que nunca se afastem de nossa caravana.O tempo não existe e amanhã, os pandeiros chocalharão, fitas coloridas se agitarão e então, veremos a dança da vida e se fará festa. E nós, aqui estaremos de braços abertos para recebê-los em espirais de amor! Que Diel olhe por todos nós!
Por Kamai - morada dos deuses.


(Fonte:lunacigana.blogspot.com)
Share |

segunda-feira, 28 de março de 2011

Presente: Selos de Ísis Zahara

Ganhei 03 selos de uma só vez! Que orgulho! Quem me presenteou foi a Ísis do blog "Dança do Ventre de Ísis Zahara". Um blog sobre a dança do ventre, de conteúdo sério e riquíssimo.
A brincadeira consiste em citar 07 coisas sobre mim. Adoro praia, adoro sorrir, adoro meu quarto colorido, minhas artes, meus esmaltes, a dança e o chocolate!

Quem quiser participar, sinta-se presenteado e carregue os selos!


Ísis, obrigada pelo carinho! Bjs!!!
Share |

Vídeo: Mulher Cigana

Toda Cigana é Mulher.
Toda Mulher pode ser Cigana.

Um vídeo belíssimo, vale a pena conferir!
Uma ótima semana!
Share |

domingo, 27 de março de 2011

Artes Plásticas: Pinturas Ciganas

A artista desse belíssimo trabalho é Maria do Carmo da Hora, ela faz pinturas mediúnicas, sua galeria é um tesouro! São inúmeros ciganos, com riqueza de detalhes.

Para conferir outras obras, clique aqui.


Maria do Carmo, parabéns!!!
Share |

sábado, 26 de março de 2011

Vestuário: Saias Ciganas

Para quem deseja ter uma saia no estilo cigano, trago hoje alguns modelos que possam ser inspiradores. No geral, não existem regras ou modelos específicos, mas deixo aqui, as minhas dicas. Uma bela saia cigana deve ser colorida, com muito tecido, babados, brilhos e fitas.
É importante também, que a saia possua um forro, e esse deve ser mais estreito do que a saia, pois uma cigana que se preze nunca mostra suas pernas, por isso o cuidado com o forro, para que numa dança, os giros e movimentos de saias sejam seguros e comportados.O tecido pode ser leve ou pesado, aí fica a critério de cada um... O tecido mais leve proporciona movimentos leves e singelos, enquanto o mais pesados demonstram alta acentuação com movimentos marcantes. As cores devem ser fortes, alegres, e se puderem, evitem o uso da cor preta (exceto quando combinado com outra cor) pois representa a estagnação e tristeza para os ciganos, opte pelo colorido, pelas estampas e brilhos.





Share |

segunda-feira, 21 de março de 2011

Apenas uma frase

"A vida é breve, mas cabe nela muito mais do que somos capazes de viver "
(José Saramago)
Share |

domingo, 20 de março de 2011

O Cochilo das Folhas

Sol quente, brisa suave, o cochilo das folhas... o bailar de outras!
Feliz Outono!
Share |

sábado, 19 de março de 2011

O Mundo pode se dar bem!

Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da pele ou por sua origem ou religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender. E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta.
(Nelson Mandela)

Recebi esse texto por e-mail e não resisti em divulgar aqui no Blog.

Num Zoológico na Califórnia essa Tigresa deu cria a 3 tigrinhos que infelizmente não resistiram as complicações da gravidez e morreram logo após o nascimento.
A Mãe -Tigresa depois de se recuperar do parto, começou a piorar seu estado de saúde, mesmo que fisicamente ela estivesse bem.
Os veterinários sentiram que a perda da cria causou uma profunda depressão na tigresa.
Os médicos decidiram que se a tigresa adotasse a cria de uma outra mae, talvez melhoraria.
Após checar com vários zoológicos pelo país, tiveram a triste noticia de que não havia nenhuma cria de órfãos tigrinhos na mesma idade para levar para a mãe tigresa.
Os veterinários então decidiram tentar algo que nunca tinha sido tentado antes em um zoológico. Às vezes a mãe de uma espécie cuida dos filhotes de uma diferente espécie.
Os únicos órfãos que puderam ser encontrados rapidamente foram as crias de uma porquinha.
Os funcionários do Zoológico e os veterinários revestiram os porquinhos em pele de tigre e colocaram os bichinhos ao redor da mãe tigre.
Eles virariam a cria da tigresa ou lombinho???
Dê uma olhada... você não vai acreditar nos seus olhos!

AGORA POR FAVOR, ME DIGA MAIS UMA VEZ:
POR QUE O RESTO DO MUNDO NÃO PODE SE DAR BEM???

E MAIS UMA COISINHA:
MÃE É A QUE CRIA, NÃO É MESMO?!

VALE UM SORRISO!

Share |

sexta-feira, 18 de março de 2011

Ritual para atrair a Alegria


Este ritual atrai as forças das entidades infantis e é indicado para quando o clima em casa ou no trabalho está tenso, ou quando a tristeza se torna uma companheira incômoda.
Para realizá-lo, prepare um bolo com a receita que você preferir, numa fôrma redonda. Quando o bolo estiver pronto, diga com as mãos sobre ele:


"A roda da fortuna gira e não pára. A roda do Carro traz a conquista. A roda do Mundo traz a alegria. Que a roda que não pára de girar recicle a energia deste lugar e traga de volta a alegria e os sorrisos sinceros. Assim eu digo, assim o é!"


Em seguida, divida o bolo em 13 pedaços e separe o primeiro pedaço. Encha 13 copinhos com guaraná e separe o primeiro copo que você encher. Coloque o copo e o pedaço de bolo que você separou em um local alto na casa ou no outro ambiente que você deseja alegrar. Os outros pedaços de bolo e os outros copos de guaraná você deverá distribuir entre crianças de sua casa, conhecidas ou estranhas, que você convide para celebrar a alegria com você.

(Fonte:www.magiadobem.blogospot.com)
Share |

domingo, 13 de março de 2011

Mensagem Cigana Espiritual

"Se presenteias-me com um sorriso, meu caminhar será mais leve e a meta se me fará menos longínqua. Sorri-me sempre e meu coração sentirá a alegria de tua aproximação. Sorri-me até em teus piores momentos, que assim poderei te dar a mão e te ajudar a levantar. Presenteia-me um sorriso, sempre ao acordar, que assim estarei alegre e te ajudarei a caminhar".
Psicografada por Mónica U. Ytier
Share |

sábado, 12 de março de 2011

Um toque cigano em sua casa!




Cigano é sinônimo de alegria, de cores!
Inspirem-se!
Share |

quinta-feira, 10 de março de 2011

Música: Tony Mouzayek

Além da música cigana, já apresentei aqui outros estilos como músicas celtas, medievais, mpb, new age... e não poderia deixar de escrever sobre a música árabe, que possui forte influência em algumas músicas ciganas. E música árabe no Brasil é sinônimo de Tony Mouzayek, sou suspeita em opinar porque sou fã de carteirinha! Adoro, admiro e sempre que posso vou assistí-lo em uma casa noturna aqui em São Paulo.

Um homem culto e empreendedor. Assim pode ser definido Tony Mouzayek. No Brasil desde 1970, esse sírio de nascimento e coração, que adotou o Brasil como pátria, já fez de tudo um pouco: aos 9 anos de idade ingressou na música, influenciado pelos irmãos músicos Samir Mouzayek e Joseph Mouzayek. Junto à eles começou a tocar pandeiro, e aos 14 anos, pela 1ª vez num palco, acompanhado por alaúde, derbake e pandeiro iniciou sua carreira como cantor. O jovem que, com coragem, interpretava músicas tradicionais de seu país, logo chamou atenção por sua voz de timbre forte e contagiante. A ousadia deu certo e, em pouco tempo, ele se tornou um dos maiores cantores do país.
Pioneiro da música árabe no Brasil, influenciou o crescimento da dança do ventre, difundindo sua música que ficou conhecida em todo o Brasil. Sem dúvida, foi uma revolução na história da música árabe em nosso país. Batalhador constante, lançou seu 1º CD árabe com seu irmão George Mouzayek, atualmente um dos maiores derbakistas do mundo. Diante da escassez de músicas árabes no Brasil, lançou vários CDs e sua coleção “Belly Dance Oriente” já está no volume 53, o que pode ser considerado a evolução natural dos anseios de Tony.
Tony está sempre acompanhado pelo Conjunto Mouzayek formado por músicos da família Mouzayek. Em virtude de seu sucesso no Brasil, ficou conhecido internacionalmente, fazendo shows no exterior. (fonte:www.tonymouzayek.combr)

Uma das músicas de Tony com ritmo cigano, chama-se Amor Amor, que está no cd de volume 31, para ouvi-la, clique aqui.

Esse é Tony Mouzaeyk, para conhecer mais, acesse: http://www.tonymouzayek.com.br/, ele se apresenta todas as terças-feiras, no Maevva, em SP.
Share |

Oratório de Santa Sara

Para apreciar e se inspirar!
Share |

quarta-feira, 9 de março de 2011

Dança Cigana com Xale

Dançar com o xale representa agradecer todas as dádivas ao criador, a sua força, o poder de ser mãe, o poder de seduzir o seu amor e também proteção e família. É usar toda poesia, força e magia. Nunca deixe outra pessoa pegar o xale, não derrubar, pois ele é a sua essência feminina. O xale trabalha também a beleza da mulher, o charme. Enfim... Dançar com o xale é agradecer, exibir e proteger suas estrelas. Boa dança...
Share |

terça-feira, 8 de março de 2011

Feliz Dia Internacional da Mulher

"Toda mulher tem no seu íntimo uma magia própria de fazer acontecer, de dar um jeito, de dar o peito, dar um colo, de fazer bem feito."
(Carolina Salcides)

Feliz dia Internacional da Mulher!
Share |

segunda-feira, 7 de março de 2011

Artes Plásticas: Ilustrações Ciganas

Ilustrações Ciganas de Paula Dunguel, um belíssimo trabalho! Toda vez que ela desenha algo com tema cigano, não resisto e trago aqui para mostrar pra todo mundo! rsrs... Nem preciso dizer que sou fã da Paula e amo seu trabalho.
Paulinha parabéns! E mais uma vez obrigada por me ceder as imagens!
Ahhhhh.... um segredinho: ela disse que está preparando algumas novidades....


Para conhecer mais sobre o trabalho de Paula Dunguel, clique aqui.
Share |

domingo, 6 de março de 2011

O Anel Cigano


Para os ciganos, os anéis sempre tiveram um significado especial.

É o símbolo do amor, da eternidade do casamento e um dos talismãs mais utilizados nas práticas mágicas.
Esse conhecimento e essa valorização do anel como peça importante de nossa cultura tem suas origens no Velho Egito, por onde passaram os ciganos há milhares de anos atrás.
No British Museum, da Inglaterra, há um anel de ouro, com um engaste liso e oval, onde consta a seguinte inscrição: "Maãt, a dourada dama de ouro das duas terras". Segundo estudos feitos, o anel foi feito entre 1000 e 1200 A.C., isto é, em torno de três mil anos.
O círculo sempre foi considerado um símbolo mágico, porque representa a vida, segundo os iniciados, já que não tem princípio nem tem fim, mas é uma constante renovação, algo em que os egípcios acreditavam piamente e no que investiram todo o seu conhecimento, chegando a um nível não mais alcançado por nenhum povo na preservação e mumificação dos corpos, para que um dia retornassem à vida.
Assim, nos amuletos e talismãs de origem cigana, anel, pulseiras e colares têm um significado especial porque representam o círculo e todo o conceito nele envolvido de eternidade, renovação e crença numa vida futura.

Mistura-se a lenda com a realidade hoje em dia, pois o conhecimento da preparação do famoso anel mágico dos ciganos foi, segundo uns, irremediavelmente perdido durante o período da Segunda Guerra Mundial.
Para outros magos ciganos, no entanto, alguns registros esparsos foram compilados, permitindo-se chegar de novo à velha fórmula do anel mágico, que tinha o poder de ser amuleto para expulsar qualquer malefício e talismã para realizar qualquer sonho ou desejo.
Para sua elaboração, era preciso que, de posse de todos os materiais, se esperasse a noite em que a Lua Nova ou a Lua Cheia subisse ao céu, alinhando-se com quatro estrelas, formando ela o centro de uma cruz.
Quando isso ocorresse, um punhado de terra e um punhado de vegetação eram apanhados, seguindo-se a linha que descia do pé da cruz até os pés do mago. Era feito um montinho no chão e sobre ele posto uma pedra preciosa da cor do signo da pessoa para quem era destinado o anel.
Ao redor espalhava-se gravetos e ateava-se fogo neles. Esperava-se até que eles se apagassem. A pedra era retirada e engastada no anel. Depois de pronto ele era lavado em água corrente e esfregado com pétalas de rosa branca, posto num estojo de madeira e entregue ao seu proprietário, que lhe daria o uso que desejasse.

Share |

sábado, 5 de março de 2011

Feliz Carnaval

"O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "carnaval". Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. O Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como Saõ Paulo, Tóquio e Helsinque, capital da finlândia."
(fonte: Wikipédia.com.br)

Em torno de toda história e origem do carnaval, assim como o respeito a tradição cristã, temos que concordar que o carnaval é um período de alegria, de diversão onde todos os povos e culturas sem unem para um mesmo objetivo, se divertir. Esquecer um pouco as cargas pesadas do dia a dia, esquecer a diferenças sociais e principalmente deixar o preconceito de lado. A união de pobres e ricos, brancos e negros, ciganos e gadjôs, todos na mesma avenida cantando a mesma canção. Um clima de harmonia e respeito que poderia ser estendido para todos os dias das nossas vidas. Há ainda aqueles que gostam apenas de admirar, e outros que aproveitam o feriado para descansar, curtir a família, os amigos, o que não deixa de ser uma diversão.

Que esse clima de harmonia e paz se estenda por todos os próximos dias...
Um feliz Carnaval a todos!

Share |