De Fadas, Feiticeiras, Ciganas é o sangue que me nutre...

De Fadas, Feiticeiras, Ciganas é o sangue que me nutre...

domingo, 30 de janeiro de 2011

Amor Cigano


Amo-te mais a todo o momento,
Todo dia, a mais de um ano.
É Senhora do meu pensamento
E dona desse meu coração...
Cigano...
Que agora faz acampamento
Aninhado em seguro encanto
Depois de ter vadiado tanto
No teu coração achou alento.
É que me embebi no teu canto
De sereia do rio manso e sereno
Que fui um sonho lindo tecendo
Com as nuvens do cerúleo manto;
Com meus roxos dedos pequenos
Um refúgio para lhe dar acalanto;
Bebi o sal do teu sinuoso pranto
E voar contigo ao sabor do vento!
Amo-te mais a todo o momento,
Todo dia, a mais de um ano.
É senhora do meu pensamento
E dona desse meu coração...
Humano!
(Autor Desconhecido)
Share |

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Livro: Oráculos utilizados pelo povo Cigano

A dica de leitura de hoje, é super preciosa.
Um obra do Pai Juruá, Sacerdote do Templo da Estrela Azul, localizado em São Caetano do Sul, SP.
Com linguagem simples e exemplos práticos, Pai Juruá desmistifica e nos presenteia com 16 oráculos milenares utilizados pelo povo cigano. É realmente um tesouro! O Povo Cigano é associado à magia, liberdade e a uma vida sem os imperativos sociais que nos regem. Com esta obra inédita e abrangente, temos em mãos os conhecimentos milenares dos Oráculos utilizados por esse povo fascinante, formulados e resgatados pelo autor por meio de intensa pesquisa e de seu profundo conhecimento no assunto.
Alguns oráculos mencionados no livro:
- Oráculo das moedas
- Oráculo dos espelhos ciganos
- Oráculo do fogo sagrado
- Oráculo dos dados ciganos
Além dos oráculos, há ainda dicas sobre as leituras, história de Sta Sara, orações, altar cigano, simbologia cigana, enfim! Vale a pena conferir!
Pode ser encontrado em diversas livrarias.
Boa leitura!
Share |

domingo, 23 de janeiro de 2011

Vídeo: Pai Nosso ao som de violinos ciganos

Recebi esse presente por e-mail, da minha amiga Mônica, e fiquei encantada! A oração do Pai Nosso, numa versão lindíssima, ao som de violinos ciganos, emocionante!

Share |

sábado, 22 de janeiro de 2011

Mensagem Cigana


Nos países da América Central e do Sul da América do Norte, saber prever os furacões é uma necessidade para a sobrevivência. Assim deve ser a vida, segundo os Ciganos, - "Sua construção moral deve estar atenta e preparada aos vendavais que podem vir a qualquer momento".
Share |

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Os Ciganos Idosos


Tradicionalmente, os mais velhos de um clã (grupo de ciganos), são muito respeitados, pois ele têm muito a ensinar aos mais novos, principalmente o sofrimento e a sobrevivência nessa Terra.
Os idosos sempre têm lugares de destaques nas festas. e também são essenciais para solucionar problemas do Clã.
Os mais novos sempre beijam as mãos do mais velhos em sinal de respeito. uma tradição que ultrapassou o tempo e permanece até os dias hoje em todos os grupos de ciganos.
Isso é o que chamo de respeito ao próximo e respeito a sabedoria que nos é transmitida. Uma tradição digna de ser seguida e copiada por todos os povos, independente de suas raízes.
Share |

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Saudades


Saudade... uma mistura dos sentimentos de perda, distância e amor... Considerada a sétima palavra mais difícil de ser decifrada, uma perfeita confusão de sentimentos, uma dor seguida de alegria, uma emoção sem tamanho.
À minha querida avó, que ontem completou um mês da sua partida, esteja onde estiver, sei que está bem, a saudade é imensa, e como diz NX Zero, meu canto à Senhora:

"... Cedo ou tarde
A gente vai se encontrar
Tenho certeza
numa bem melhor.
Sei que quando canto
você pode me escutar..."
Share |

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O Poder da Música


A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne, a arte das musas) é uma forma de arte. É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Atualmente não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias.

Para Platão, a educação musical é a mais poderosa, porque permite introduzir na alma da criança, desde a mais tenra infância, o amor à beleza e à virtude.

Além da arte, a música tem o poder da cura. A cura eleva nossa alma, cura as dores e alivia a ansiedade. É possível montar a trilha sonora da nossa vida! Cada fase um estilo, cada estilo uma maneira doce de sorrir.
Uma das primeiras referências escritas sobre o poder da música aparece na Bíblia (I Samuel, capítulo XVI, versículo 23). Consta que Davi tocava sua harpa para aliviar a depressão e os ataques de fúria do rei Saul.
Atualmente, mesmo sem saber, todo mundo usa a música a seu favor. Uma maneira simples de se acalmar, e trazer a tranquilidade.
Os ciganos são intimamentes ligados às músicas, os sons do violino e das castanholas os elevam à uma energia de total alegria e prazer. Onde há música, há festa.
A música também tem o poder de nos transportar para outros mundos, sim... aqueles que lemos em contos ou até mesmo aqueles de vidas passadas.
Experimente ouvir uma música suave, deite-se, feche os olhos e deixe a imaginação viajar... observe tudo, deixe a história se montar, observe cada detalhe, sinta cada emoção, perceba o perfume, encare as pessoas, os animais, sinta a textura das flores, sinta o calor do sol, o toque da água, o brilho da lua... se permita a esse encontro.
Quando a música terminar, volte e agradeça pelas sensações recebidas, relembre os sentimentos, anote e observe por onde andou, atravessou as paredes de um livro, ou o espelho da sua alma?
Ouça, cante, dance e cure-se!
Share |

domingo, 16 de janeiro de 2011

Vídeo: Amor Cigano

Palavras intensas! Lindo de viver!

Share |

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Baralho Cigano: Dicas para leitura


Preparei esse post respondendo algumas questões da minha querida leitora Cora, que acabou de adquirir um Baralho Cigano! Fico feliz com a escolha, mas admito que sou apaixonada por outros tarôs também!
Trago algumas dicas básicas para os iniciantes nesse mundo mágico.
Qualquer pessoa pode ter um tarô, seja para uso pessoal ou para atendimentos.
As Ciganas recebem os ensinamentos místicos desde criança. Aos 07 anos são inseridas nos rituais e já começam a confeccionar seus talismãs. Recebem ainda criança, seu primeiro baralho, acompanhado de um lenço, uma taça, um punhal e moedas douradas. Aos 13 anos, recebe a permissão para fazer as leituras para os gadjôs (não ciganos). Aos 14, é feito um ritual de firmeza, e aos 21, um ritual de confirmação.
Nós gadjôs, quando procuramos aprender a ler um tipo de tarô, buscamos encontrar nele, o auto conhecimento, um companheiro para o dia a dia, e também auxiliar outras pessoas.
Não há regras para fazer uma leitura de cartas, com o tempo cada um vai adaptando o seu estilo.

Algumas dicas para leitura:
- Se prepare, estude, e comece a ler quando se sentir realmente preparado.
- Siga sua intuição! Sempre! Muitas vezes, vemos além das cartas...
- Seja fiel à leitura, e fale tudo, mesmo que seja o que a outra pessoa não deseja ouvir...
- Lembre-se sempre de pedir permissão e agradecer à sua entidade protetora pela leitura, conscientes de que somos um instrumento de paz.
- Consagre-o conforme sua intuição.
- Pode ser guardado envolvido em um lenço de tecido ou uma caixinha de madeira.
- Para limpeza, passe-o na fumaça de um incenso, ou deixe-o sob um cristal (branco ou sodalita) ou uma moeda de bronze, poderosos em purificações.
Boa sorte!
Share |

Só uma frase...

"Jamais haverá ano novo, se continuar a copiar os erros dos anos velhos".
(Luís de Camões)
Share |

domingo, 9 de janeiro de 2011

Sonhos que não são seus...


Para refletir...
"Muitas pessoas têm buscado sonhos que não são seus?"

Roberto Shinyashiki responde:

- "A sociedade quer definir o que é certo. São quatro as Loucuras da Sociedade. A primeira é: Instituir que todos têm de ter sucesso, como se ele não tivesse significados individuais.
A segunda loucura é: Você tem de estar feliz todos os dias.
A terceira é: Você tem que comprar tudo o que puder. O resultado é esse consumismo absurdo.
Por fim, a quarta loucura: Você tem de fazer as coisas do jeito certo. Jeito certo não existe. Não há um caminho único para se fazer as coisas.
As metas são interessantes para o sucesso, mas não para a felicidade. Felicidade não é uma meta, mas um estado de espírito. Tem gente que diz que não será feliz enquanto não casar, enquanto outros se dizem infelizes justamente por causa do casamento. Você pode ser feliz tomando sorvete, ficando em casa com a família ou amigos verdadeiros, levando os filhos para brincar ou indo a praia ou ao cinema.
Quando era recém-formado em São Paulo, trabalhei em um hospital de pacientes terminais. Todos os dias morriam nove ou dez pacientes. Eu sempre procurei conversar com eles na hora da morte. Maior parte pega o médico pela camisa e diz: "Doutor, não me deixe morrer. Eu me sacrifiquei a vida inteira, agora eu quero aproveitá-la e ser feliz". Eu sentia uma dor enorme por não poder fazer nada. Ali eu aprendi que a felicidade é feita de coisas pequenas. Ninguém na hora da morte diz se arrepender por não ter aplicado o dinheiro em imóveis ou ações, mas sim de ter esperado muito tempo ou perdido várias oportunidades para aproveitar a vida. "Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional".

A felicidade é assim, está dentro de cada um.
Recebi esse texto por e-mail, é o trecho de uma das entrevistas dadas por Roberto Shinyashiki, ele é médico-psiquiatra com pós-graduação em Gestão de Negócios (MBA - USP) e doutor em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP). Profundo conhecedor da alma humana, ele tem a capacidade de entender a realidade e as necessidades dos indivíduos, isso faz de Shinyashiki uma referência em temas como carreira, felicidade e sucesso.
Share |

Livro: Dicionário Cigano de Sonhos

Sonhos... sonhos que nos fazem viver...

A maioria das pessoas se lembram dos sonhos. A minoria, passam despercebidos. Porém, independente de qualquer coisa, os sonhos exercem grande influência em nosso bem-estar. Os cientistas provaram que os sonhos são necessários para conhecermos nossas necessidades físicas e mentais e introduzir o equilíbrio em nossa vida. Os ciganos não são particularmente conscientes dessa necessidade, porém acreditam que os sonhos constituem um saber especial que nos é transmitido pelos nossos ancestrais. É um saber que pode nos trazer benefícios, se o reconhecermos e utilizarmos.
Muitas interpretações de sonhos já foram escritas, e geração após geração, os ciganos em suas andanças acumularam um grande volume de informações, que têm alta consideração com o respeito aos sonhos.
As carruagens deram lugar a casas móveis mais modernas, aparelhos eletrônicos foram instalados, e com a modernidade, as interpretações também foram atualizadas.
Os ciganos são considerados os melhores intérpretes desse fascinante e pouco entendido aspecto da nossa vida, os sonhos.

Para interpretar seus sonhos, relacione os principais objetos e veja o significado. Segue aqui, um breve resumo de significados:

Abelhas: Lucro, ganhos.
Abismo: cautela.
Abraço: felicidade no lar.
Balde: vantagem.
Barco: complacência.Criança:, natureza tímida e boa fé.
Borboleta: fidelidade.
Buquê: amor, atração.
Cabelos: boa sorte.
Cadáver: vida longa.
Camelo: dinheiro.
Deserto: busca de conhecimento.
Espelho: traição de um amigo.
Estrelas: recuperação de uma doença.
Faca: presságio de brigas.
Flauta: lar feliz.
Grama: casamento próximo.
Igrea: más notícias.
Lua: sorte e amor.
Margaridas: cônjuge fiel.
Noiva: riqueza iminente.
Ouro: ganância.
Paraíso: ser realista.
Queda: insatisfação.
Rato: inimigos próximos.
Rosa: saúde, alegria e felicidade.
Sapato: êxito nos negócios.
Tatuagem: incapacidade de guardar segredos.
Urso: força desconhecida.
Vassoura: mudança de hábitos.
Xale: conforto.
Zebra: cuidado com amizades.
Sobre o autor: O avô de Raymond buckland foi o primeiro dos ciganos Buckland a deixar a vida nômade das estradas e a ter endereço fixo. Ray lembra-se de ter ouvido desde muito pequeno os relatos de seu pai e de seu avô sobre a vida cigana. Buckland é um nome conhecido entre os ciganos ingleses e Raymond tornou-se famoso por seus outros livros sobre o uso da magia.
(Fonte: Dicionário Cigano de Sonhos - Raymond Buckland)
Share |

sábado, 8 de janeiro de 2011

Vídeo: Dança Cigana Infantil

Para começar bem a ano, nada mais puro e contagiante do que a energia de uma criança. Esse vídeo é de se emocionar! Como eu sempre digo, a essência cigana está na alma!
O grupo é da escola de dança "Espaço Amor Cigano" de Káthia Sckan. Parabéns pelo lindo trabalho!
E desejo à todos que esse ano seja marcado pelo grande encontro... com a felicidade!


Share |