sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Violetas no meu jardim

Quem me conhece sabe que eu amo violetas... e não é por acaso. Violetas foi um dos presentes mais simples e mais significativos que já recebi, e é isso que me faz feliz, a simplicidade.


Na Grécia Antiga, colocavam-se violetas em homenagem a virtude dos noivos recém-casados.
Na França, é o emblema da cidade de Toulouse.
Napoleão tornou-a a flor mais estimada no seu império depois de Josefina lhe ter dado um ramo de violetas.
A violeta é uma flor que não exige muitos cuidados, mas suas raízes são sensíveis por isso não se deve deixar à terra de seu vaso muito encharcada. Outra dica importante é a de que jamais se deve molhar suas folhas e sua copa, pois ela pode apodrecer com a umidade. A violeta se adapta melhor em ambientes internos, gosta de luz, mas não deve ficar diretamente exposta ao sol. Embora a violeta seja muito cultivada em vasinhos plásticos, o mais indicado é que ela seja plantada em vasos de barro com alguns furos em sua base para drenagem do excesso de água.

A violeta além de ter a função de deixar o ambiente mais alegre e aconchegante pode ser usada também em pratos culinários, o mais comum é que suas flores sejam usadas em saladas e em decorações de bolos. Suas pétalas possuem um sabor adocicado e perfumado, podendo ser consumidas cristalizadas em açúcar ou frescas.

Outra curiosidade a respeito desta planta é sua propriedade medicinal. A violeta é bastante explorada na medicina homeopática sendo indicada no tratamento do reumatismo, da tosse, da dor de ouvido e outros, sendo também fonte de anti-inflamatório A planta ainda é bastante utilizada na fabricação de perfumes, talcos, desodorantes e sabonetes.


A violeta é também, muito apreciada pelos ciganos, que a usam em seus altares e embelezam suas tendas.

Uma flor linda e cheia de curiosidades!

Um comentário:

  1. Eu te conheço e sei sim rs, suas preferidas! rs
    Teve até um sonho né??? Faz teeeeemmmpo rs.
    Beijinhos flor de violeta.

    Flores e Luz.


    Mônica - www.deusasefadas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Flores de Lis... prá você!