sábado, 14 de maio de 2011

Dança Cigana: Estilo cigano na dança do ventre

O estilo cigano na Dança do Ventre vem de uma interpretação ampla e liberal das danças ciganas, primeiramente da Turquia, Espanha, dos Balcãs e do Egito. Acredita-se que os ciganos (também chamados de 'romanichéis') são originários do norte da Índia. Estes teriam migrado em direção norte e leste no Oriente Médio e na Europa, desenvolvendo cada vez mais o estilo original de sua dança ao acrescentarem elementos das diferentes culturas com quem tinham contato. Na década de 1960, as dançarinas americanas começaram a incorporar elementos do vestuário, da música e dos passos ciganos às suas apresentações de Dança do Ventre.
Movimentos: o estilo cigano utiliza técnicas e movimentos de dança do ventre, adicionando a eles passos ciganos e do folclore oriental. A dança cigana, aliás, é conhecida por sua paixão, exuberância e energia. As dançarinas ainda utilizam adereços como pandeiros e snujs. Já as saias, tão comuns hoje em dia na dança do ventre cigana, não eram vistas com bons olhos entre as dançarinas no passado.
Música: As canções ciganas mais "puras" e tradicionais são usadas na dança do ventre, porém são mais comuns as músicas que trazem uma mistura de elementos ciganos, turcos, árabes e europeus. Violinos, guitarras e pandeiros são alguns instrumentos bastante comuns também.
Roupas: Tecidos pesados em tons opacos são usados em saias volumosas e calças no estilo "harém"; na parte de cima, as dançarinas usam e abusam de blusas e tops decotados e/ou com mangas também volumosas. As saias são geralmente onduladas (como no flamenco). Nos quadris, é comum o uso de xales com franjas e de cinturões de metal. Na cabeça, a dançarina ainda pode usar uma espécie de lenço ou adorno.

(Fonte:www.dancadoventrebrasil.com)

4 comentários:

  1. Ai que saudades da dança!!
    **___**

    ResponderExcluir
  2. Oi Andrea
    que saudade!
    Passei para ver as novidades... fiquei meio ausente, 2011 começou com muito trabalho, mas aos poucos estou conseguindo voltar a blogar.

    estou até com um novo layout!
    vamos nos falando..
    beijinhos green

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo seu Blog é lindo, achei por acaso, adoro os Ciganos e estudo a Dança do Ventre, seu blog é cultura aprendo muito com ele.
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Dança do ventre é minha dança preferida.
    Namastê

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Flores de Lis... prá você!