segunda-feira, 2 de maio de 2011

Santos Cultuados pelos Ciganos

Além de Sta Sara, que é considerada a Santa protetora dos ciganos, temos outros Santos que também são cultuados pelos povos ciganos. Vou apresentar um pouquinho de cada um deles:


*Santa Bibiana - seu nome deriva do nome viviane e viveu por volta do ano 360, época marcada por fortes preseguições aos cristãos. Seu dia é comemorado em 02 de dezembro, e uma de suas igrejas é localizada no monte esquilino, uma das sete colinas de Roma, local onde viveram muitos ciganos. Uma verdadeira deusa. Sua oração: "Oração: Senhor, eu vos peço, pelos méritos de Santa Bibiana, aumentai a minha fé. Dai-me total confiança e abandono na Vossa Divina Providência, para que, na Esperança, eu siga praticando a verdadeira Caridade. Amém."

*Santo Elóquio de Córdova - cultuado pelos Ciganos Calons, morreu em 608 e seu dia é comemorado em 13 de setembro, com muitas festas e danças em volta da fogueira.

*João do Egito - nasceu por volta do ano 305, foi carpinteiro até os 25 anos e depois se dedicou a sua vida de eremita, abençoando os povos, fazendo milagres e escrevendo sobre maigas, era conhecido como o profeta do Egito, viveu até os 89 anos. Seu dia é comemorado em 27 de março;andarilho,carpinteiro.

*São Vladimir - nasceu em 995 e morreu em 1015. Sua avó era Olga, uma pessoa convertida ao cristianismo entre os soberanos eslavos de Kiev. Vladimir foi sanguinário brutal, depois levou o cristianismo à Rússia e suas fronteiras. Os ciganos russos o adoram e muitos ciganos usam seu nome. Vladimir, o primeiro cigano a trabalhar num terreiro no Brasil. Seu dia é comemorado em 15 de julho.

*Santa Virgem de Triana - a gitana velha, amada na Espanha, sua força é muito grande, a Espanha pára no dia de sua festa, com procissões e danças flamencas.

3 comentários:

Obrigada pela visita! Flores de Lis... prá você!