quinta-feira, 10 de março de 2011

Música: Tony Mouzayek

Além da música cigana, já apresentei aqui outros estilos como músicas celtas, medievais, mpb, new age... e não poderia deixar de escrever sobre a música árabe, que possui forte influência em algumas músicas ciganas. E música árabe no Brasil é sinônimo de Tony Mouzayek, sou suspeita em opinar porque sou fã de carteirinha! Adoro, admiro e sempre que posso vou assistí-lo em uma casa noturna aqui em São Paulo.

Um homem culto e empreendedor. Assim pode ser definido Tony Mouzayek. No Brasil desde 1970, esse sírio de nascimento e coração, que adotou o Brasil como pátria, já fez de tudo um pouco: aos 9 anos de idade ingressou na música, influenciado pelos irmãos músicos Samir Mouzayek e Joseph Mouzayek. Junto à eles começou a tocar pandeiro, e aos 14 anos, pela 1ª vez num palco, acompanhado por alaúde, derbake e pandeiro iniciou sua carreira como cantor. O jovem que, com coragem, interpretava músicas tradicionais de seu país, logo chamou atenção por sua voz de timbre forte e contagiante. A ousadia deu certo e, em pouco tempo, ele se tornou um dos maiores cantores do país.
Pioneiro da música árabe no Brasil, influenciou o crescimento da dança do ventre, difundindo sua música que ficou conhecida em todo o Brasil. Sem dúvida, foi uma revolução na história da música árabe em nosso país. Batalhador constante, lançou seu 1º CD árabe com seu irmão George Mouzayek, atualmente um dos maiores derbakistas do mundo. Diante da escassez de músicas árabes no Brasil, lançou vários CDs e sua coleção “Belly Dance Oriente” já está no volume 53, o que pode ser considerado a evolução natural dos anseios de Tony.
Tony está sempre acompanhado pelo Conjunto Mouzayek formado por músicos da família Mouzayek. Em virtude de seu sucesso no Brasil, ficou conhecido internacionalmente, fazendo shows no exterior. (fonte:www.tonymouzayek.combr)

Uma das músicas de Tony com ritmo cigano, chama-se Amor Amor, que está no cd de volume 31, para ouvi-la, clique aqui.

Esse é Tony Mouzaeyk, para conhecer mais, acesse: http://www.tonymouzayek.com.br/, ele se apresenta todas as terças-feiras, no Maevva, em SP.

2 comentários:

  1. A minha primeira professora de dança, fez uma coreografia divina com esta música!!
    Ficou lindo mesmo!!

    *))
    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Simmmmmmmmm a música e belíssima!!!! Adorooooooo!!! Bjsssss!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Flores de Lis... prá você!