domingo, 9 de janeiro de 2011

Sonhos que não são seus...


Para refletir...
"Muitas pessoas têm buscado sonhos que não são seus?"

Roberto Shinyashiki responde:

- "A sociedade quer definir o que é certo. São quatro as Loucuras da Sociedade. A primeira é: Instituir que todos têm de ter sucesso, como se ele não tivesse significados individuais.
A segunda loucura é: Você tem de estar feliz todos os dias.
A terceira é: Você tem que comprar tudo o que puder. O resultado é esse consumismo absurdo.
Por fim, a quarta loucura: Você tem de fazer as coisas do jeito certo. Jeito certo não existe. Não há um caminho único para se fazer as coisas.
As metas são interessantes para o sucesso, mas não para a felicidade. Felicidade não é uma meta, mas um estado de espírito. Tem gente que diz que não será feliz enquanto não casar, enquanto outros se dizem infelizes justamente por causa do casamento. Você pode ser feliz tomando sorvete, ficando em casa com a família ou amigos verdadeiros, levando os filhos para brincar ou indo a praia ou ao cinema.
Quando era recém-formado em São Paulo, trabalhei em um hospital de pacientes terminais. Todos os dias morriam nove ou dez pacientes. Eu sempre procurei conversar com eles na hora da morte. Maior parte pega o médico pela camisa e diz: "Doutor, não me deixe morrer. Eu me sacrifiquei a vida inteira, agora eu quero aproveitá-la e ser feliz". Eu sentia uma dor enorme por não poder fazer nada. Ali eu aprendi que a felicidade é feita de coisas pequenas. Ninguém na hora da morte diz se arrepender por não ter aplicado o dinheiro em imóveis ou ações, mas sim de ter esperado muito tempo ou perdido várias oportunidades para aproveitar a vida. "Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional".

A felicidade é assim, está dentro de cada um.
Recebi esse texto por e-mail, é o trecho de uma das entrevistas dadas por Roberto Shinyashiki, ele é médico-psiquiatra com pós-graduação em Gestão de Negócios (MBA - USP) e doutor em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP). Profundo conhecedor da alma humana, ele tem a capacidade de entender a realidade e as necessidades dos indivíduos, isso faz de Shinyashiki uma referência em temas como carreira, felicidade e sucesso.

4 comentários:

  1. Andréa, obrigada por me indicar o post que fez sobre os sonhos...*)
    Tenho lago para contar...perguntei a Mônica se eu poderia ter um baralho!
    Ela disse que sim, que era para eu ler sobre os assunto e até me indicou alguns!
    Acabei por comprar o baralho cigano, e já li seu post sobre o assunto!
    Mas será que você poderia me ajudar... me dando algumas dicas mais??
    Já consagrei o baralho!
    E estou aguardando a lua cheia para purifica-lo!
    O que faço depois que tiro?
    É preciso limpar!
    Onde posso guardar??
    Ah, são tantas dúvidas...hehehe!

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Coraaaaa!! Que linda! fico feliz que tenha optado pelo baralho cigano, porém sou suspeita em falar isso...rsrs Mas também amo os outros tarôs, egípcio, Marselha, Deusas...enfim. Se eu pudesse teria um de cada... rsrsrs
    Querida, posso te ajudar sim, com o maior prazer! Sendo assim, farei um post exclusivo, ainda essa semana, sobre o assunto tá!? bjks mil!

    ResponderExcluir
  3. Ai que delícia!!
    Nossa vou aguardar roendo as unhas...hihihi!
    Obrigada mesmo!
    Bj.

    ResponderExcluir
  4. Oláa Andréa, encontrei seu blog e me apaixonei pelos seus post, como divulga a cultura cigan na qual aprecio mto.
    Estou me tornando sua seguidora e colocando como favorito no meu blog.
    Parabéns pelo sue trabalho.
    bjin d fada e até o próximo post.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Flores de Lis... prá você!