terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O Poder da Música


A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne, a arte das musas) é uma forma de arte. É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Atualmente não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias.

Para Platão, a educação musical é a mais poderosa, porque permite introduzir na alma da criança, desde a mais tenra infância, o amor à beleza e à virtude.

Além da arte, a música tem o poder da cura. A cura eleva nossa alma, cura as dores e alivia a ansiedade. É possível montar a trilha sonora da nossa vida! Cada fase um estilo, cada estilo uma maneira doce de sorrir.
Uma das primeiras referências escritas sobre o poder da música aparece na Bíblia (I Samuel, capítulo XVI, versículo 23). Consta que Davi tocava sua harpa para aliviar a depressão e os ataques de fúria do rei Saul.
Atualmente, mesmo sem saber, todo mundo usa a música a seu favor. Uma maneira simples de se acalmar, e trazer a tranquilidade.
Os ciganos são intimamentes ligados às músicas, os sons do violino e das castanholas os elevam à uma energia de total alegria e prazer. Onde há música, há festa.
A música também tem o poder de nos transportar para outros mundos, sim... aqueles que lemos em contos ou até mesmo aqueles de vidas passadas.
Experimente ouvir uma música suave, deite-se, feche os olhos e deixe a imaginação viajar... observe tudo, deixe a história se montar, observe cada detalhe, sinta cada emoção, perceba o perfume, encare as pessoas, os animais, sinta a textura das flores, sinta o calor do sol, o toque da água, o brilho da lua... se permita a esse encontro.
Quando a música terminar, volte e agradeça pelas sensações recebidas, relembre os sentimentos, anote e observe por onde andou, atravessou as paredes de um livro, ou o espelho da sua alma?
Ouça, cante, dance e cure-se!

2 comentários:

  1. Oi Andréa!!!
    Realmente música é tudo de bom , principalmente se for uma música de boa qualidade!!!!!
    AMO MÚSICA, Já toquei piano e violão, é tudo de bom!!!!
    Beijos
    Paulinha

    ResponderExcluir
  2. Andréa, amo música!
    Minha relação com ela é de amor mesmo!!
    Um dia uma colega me disse que não gostava *(

    Achei tão estranho!!
    Nunca poderia viver sem!!*))

    Árabe então...rs.

    bjbj.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Flores de Lis... prá você!