terça-feira, 14 de setembro de 2010

Música: Ronn Marckes

O músico Ronn Marckes, cigano do clã Calon, foi o primeiro artista a ser entrevistado pelo Jornal da Gente na edição nº 1, em fevereiro de 1999. De lá para cá, o músico aprofundou seus conhecimentos na cultura cigana e optou pelo resgate e difusão desses valores.
- "Decidi fazer um trabalho sobre aquilo que eu gosto. Peguei as raízes ciaganas e as desenvolvi. Mas continuo fazendo MPB, só que 95% do meu trabalho são composições próprias", explicou Ronn.
Em 2000, ele lançou o CD Terra Cigana, com músicas próprias e versões do grupo Gipsy Kings; em seguida, lançou o CD Vida Cigana, com 11 músicas próprias. Os discos não possuem selo e são vendidos durante as apresentações ao vivo que são feitas nos finais de semana em tendas ciganas, em casas noturnas e espaço de eventos em diversos municípios.
"Minhas músicas mostram a vida em sua relação cotidiana, as diferenças sociais e o menosprezo da sociedade para com os ciganos", afirmou.
Para Ronn, "a cultura cigana precisa ser melhor difundida para ser mais respeitada". Para tanto, ele desenvolve um projeto de criação de Casas da Cultura Cigana em diferentes regiões do Estado que devem propiciar ao povo cigano um rodízio de tendas. "Uma das características do povo cigano é ser nômade e a cada três meses, por exemplo, a Casa seria ocupada por um grupo diferente", disse ele.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Ronn Marckes, ligue para: (11) 9123-6153.
Para ver e ouvir, clique aqui.

2 comentários:

  1. Gostamos do Ronn Markes e, assim como tivemos o prazer de conhecer o seu trabalho por meio de outro cigano, Valenzuela, temos nos empenhado em divulgar suas lindas músicas aqui no Rio de Janeiro. O que é bastante fácil, pois representam a alma de uma cultura, todos gostam. Parabéns Ronn e bons caminhos!

    ResponderExcluir
  2. Nós, o Casal Coimbra, queremos compartilhar com todos nossa admiração pelo som do grande Ronn Marckes. Ele anima as festas, tem uma múisica que toca nossa alma, alegra a todos e ainda faz um trabalho muito bonito de cunho social auxiliando os primos de acampamento. Parabéns Ronn

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Flores de Lis... prá você!