quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O Traje Cigano

É possível identificar os ciganos, com muita facilidade, pelo visual alegre dos seus trajes.
Não há um traje cigano, mas uma maneira cigana de se vestir.
Os homens apreciam as cores alegres, vivas, os tecidos brilhantes e com brocados. Usam calças neutras mas com camisas vibrantes. Muitos utilizam, em festas, faixas de cetim na cintura, lenços, chapéus e jóias. As mulheres vestem cores vivas, grandes saias rodadas, super postas, tecidos brilhantes e floridos. Usam os cabelos soltos ou em tranças, enfeitados de fitas, moedinhas e exibem grande variedade de jóias. As ciganas abusam dos decotes e ombros expostos, mas nunca mostram as pernas e a barriga. Costumam andar descalças ou com sapatilhas.
Porém, no dias atuais, a maioria dos ciganos se vestem como nós, gadjôs (não ciganos), utilizando-se apenas de um ou outro acessório, deixando os trajes coloridos e brilhantes para usarem nas festas e cerimônias.

5 comentários:

  1. Encantei-me com as informaçoes a respeito do traje cigano
    Gosto muito desse povo. Amei as informações a respeito.Beijos
    Vera

    ResponderExcluir
  2. adoro o povo cigano eu deveria ter nascido cigana de tanto que gosto da cultura,acho linda as roupas deles amo tudo neles

    ResponderExcluir
  3. Me identifico com os trajes ciganos. .adorooo.

    ResponderExcluir
  4. desculpe a correção, mas ciganas não usam decotes. acreditamos que tudo que é muito fácil, vai muito fácil. na minha família, nas festas, as blusas são coloridas assim como as saias, mas, como bem disseste, saias cumpridas ou vestidos. a sedução da cigana está justamente no que ela não mostra!
    somos um povo orgulhoso, e feliz!porém muito conservadores com nossas tradições!por exemplo, ao sairmos do comboio (família) sempre usamos um anel no dedo mindinho, assim sempre nos lembraremos da nossa família, e de honrar as nossas tradições. isso claro, na minha família, mas admito que não conheço outros.... bem, quem sabe um dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço imensamente pelas informações! E principalmente por enriquecer esse blog. Gratidão!

      Excluir

Obrigada pela visita! Flores de Lis... prá você!