domingo, 6 de junho de 2010

Flor de Lis

Planta bulbosa, da família das amarilidáceas (Sperkelia formosissima), de flores grandes, em geral solitárias, envolvidas em espata bivalve, e perianto quase sempre vermelho-escuro. Folhas lineares, dísticas, pouco numerosas. A Flor do mistério e da Realeza. Planta solar e de afinidade a Vênus.
É muito difícil falar de sua origem, são muitas histórias, cada uma com seus fundamentos. Passando pelo Antigo Egito, com associações à Flor de Lótus, símbolo da Realeza Francesa, presença em Brasões de Armas, simbolicamente relacionada à flor de Íris e ao Lírio, símbolo dos Escoteiros, representação em honra da Santíssima Trindade Divina: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, associação à Maria Madalena e, ainda, a representação de uma das Linhagens da Deusa...

É o símbodo da pureza e sabedoria.
Pode ser usada como talismã. Ajuda a despertar o sentimento de perdão, permite substituir os maus pensamentos por pensamentos positivos e atrai sentimentos de Amor.

4 comentários:

  1. Que giro... não sabia nada sobre essa flor. a avó do meu marido ofereceu-nos uma, na altura não tinha como cuidar e dei á minha mãe. ela ainda a tem, tem mais bolbos e este fim-de-semana vi-a cheia de flor... linda :)

    ResponderExcluir
  2. Que linda! Imagino! Sou apaixonada por essa flor. Seus significados são imensos, coloquei aqui só um resuminho de cada um deles. Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Sou apaixonada pela cultura cigana. Adoro tudo por aqui. Aprendo e esclareço muitas dúvidas. Abços. Eliane

    ResponderExcluir
  4. Sou apaixonada por essa flor e pela cultura cigana.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Flores de Lis... prá você!